Esta quarta-feira (13) fica marcada pela realização do “matchday 2” da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18. Grupos E, F, G e H em andamento com a realização de mais oito jogos na competição de clubes mais mediática do planeta.

Grupo E

Foto: "Harold Cunningham/Getty Images"

Foto: “Harold Cunningham/Getty Images”

Ausente da competição na última temporada, o Liverpool está de volta à fase de grupos da Liga dos Campeões. Anfield voltará a entoar o “You’ll Never Walk Alone” a plenos pulmões na noite dessa quarta-feira, noite marcada pela receção ao Sevilha. Na última temporada, o time andaluz chegou nas oitavas da Liga dos Campeões, contrariando a tendência de cair para a Liga Europa – e de a vencer, claro está. Em um grupo E que reúne Spartak, Sevilha, Liverpool e Maribor, os espanhóis, os comandados de Berizzo têm responsabilidade quanto ao acesso à próxima fase.

O modesto Maribor da Eslovénia recebe o Spartak de Moscovo nesta primeira rodada, outras das equipas que volta à fase de grupos da Liga dos Campeões. O time da capital russa conquistou o título daquele país na última época e viaja até à Eslovénia nesta primeira rodada, destino incomum na rota da Liga dos Campeões. O time soviético sobre ao gramado de Maribor com maior responsabilidade que o time local.

Grupo F

O Nápoles de Maurizio Sarri é uma das equipas que melhor futebol pratica na atual conjuntura europeia e, pela segunda temporada consecutiva, esperar conseguir demonstrar isso na Ucrânia, país que na última época visitou para medir forças com o Dínamo de Kiev. Desta vez, o adversário vai ser o Shakhtar Donetsk treinado por Paulo Fonseca, equipe que domina seu futebol e até pode vir a ser uma agradável surpresa neste grupo F, ainda que as aspirações quanto ao acesso às oitavas sejam diminutas.

A mítica “De Kuip”, conhecida como “Banheira de Roterdão”, volta a entrar na rota milionária. A cidade holandesa voltou a celebrar a conquista de um campeonato da Holanda por parte do Feyenoord e, consequentemente, o direito a disputar novamente a Liga dos Campeões. Se no ano passado foi com o Manchester Unitd de José Mourinho que o Feyenoord mediu forças, desta feita, é o City quem a equipa holandesa vai ter que defrontar e logo nesta primeira rodada, isso depois de os ingleses terem “esmagado” o Liverpol no Etihad.

Grupo G

O RB Leipzig, vice-campeão da Alemanha, se estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 a jogar no seu terreno, ante o campeão francês Mónaco. Ferido no orgulho após um desaire pesado em Nice no último fim-de-semana, o Mónaco viaja até à Alemanha e quer tirar partido da ansiedade que poderá dominar a formação da casa. Afinal, quando se trata da Liga dos Campeões, a pressão é um fator sempre a ter em conta.

No estádio do Dragão, o Porto de Sérgio Conceição encara o Besiktas, em um jogo marcado por reencontros. Embora Vincent Aboubakar (jogou no Besiktas na última temporada) esteja indisponível, tem o regresso de Pepe (reforço dos turcos) e Ricardo Quaresma à cidade do Porto. O favoritismo está do lado dos donos da casa.

Grupo H

Ao olhar para o alinhamento do grupo H, é impossível não olhar de forma misericordiosa para o APOEL, time cipriota que ficou no grupo H juntamente com Real Madrid, Borussia Dortmund e Tottenham. Logo nessa primeira rodada, o time de Nicósia vai até ao Santiago Bernabéu, em Madrid. O Borussia Dortmund viaja até à casa do Tottenham.

Pelo segundo ano consecutivo, Real Madrid e Borussia Dortmund ficaram inseridos na mesma chave.

Boas Apostas!