No dia 07 de julho acontecerão os outros dois jogos das quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. Logo às 11h (horário de Brasília) a seleção da Suécia enfrentará a Inglaterra na Arena de Samara, enquanto às 15hrs (horário de Brasília) será a vez da seleção da Rússia enfrentar a Croácia no Estádio Olímpico de Fisht. Desses dois confrontos sairão as seleções que se enfrentarão nas semifinais do Mundial no dia 11 de julho, às 15h na Arena de Lujniki. Com apenas uma campeã mundial, esta fase parece ser mais fácil em relação a chave que está a seleção brasileira, mas conta com seleções talentosas e capazes de fazer bons jogos, tendo como favoritas (na verdade com pequeno favoritismo) as seleções da Croácia e Inglaterra, que contam com jogadores mais estrelados, que atuam nas principais ligas europeias.

Anfitriões recebem os croatas

Fazendo uma campanha surpreendente durante está Copa do Mundo, a Rússia avançou para as quartas de final do Mundial ao eliminar nos pênaltis a poderosa e talentosa seleção da Espanha, vencendo por 3×4 nos pênaltis. Antes disso, os russos fizeram seu dever de casa ao vencer os dois adversários mais fracos do Grupo A, Egito e Arábia Saudita, e com placares elásticos como a vitória por 5×0 contra os sauditas. Na última rodada, acabou perdendo por 3×0 para o Uruguai, mas o resultado já era previsto por conta da qualidade dos sul-americanos e não abalou o elenco anfitrião. Nas oitavas, a seleção da Rússia tinha a dura missão de enfrentar a Espanha, que antes do inicio do Mundial era uma das favoritas ao título pela qualidade do seu elenco. Mesmo saindo atrás no placar, os russos conseguiram empatar, tudo no primeiro tempo, e seguraram os espanhóis até as penalidades, onde o goleiro Akinfeev brilhou ao pegar dois pênaltis.

Os croatas passaram também com facilidade na fase de grupos, classificando-se em primeiro do Grupo D, vencendo as três partidas (incluindo uma vitória contundente contra a Argentina por 3×0) e terminando assim com 100% de aproveitamento. Nas oitavas de final, sofreu para passar pela Dinamarca de Eriken, craque do Tottenham. Logo no primeiro minuto de jogo a Croácia sofreu um gol, conseguindo o empate três minutos depois com Mandzukic. Com o placar em 1×1 persistindo, com direito a pênalti perdido por Modric no segundo tempo da prorrogação, a decisão foi para os pênaltis, onde a Croácia venceu por 3×2 graças as três defesas do seu goleiro Subasic.

Suecos enfrentam ingleses para chegar na quarta semifinal

Comemoração inglesa após classificação.

Comemoração inglesa após classificação.

Embora não carregue o título de zebra, a seleção da Suécia chega nas quartas de final de forma até surpreendente, principalmente por ter passado da primeira fase na liderança do Grupo que tinha Alemanha, atual campeã mundial que acabou eliminada precocemente, e México, segundo colocado. Se na fase de grupos a equipe sueca não teve jogo fácil, nas oitavas de final o rival era relativamente mais tranquilo, enfrentando a Suíça, segunda colocada do Grupo E, atrás do Brasil. Mesmo apresentando muitas dificuldades para definir as jogadas, a Suécia venceu a partida contra os suíços por 1×0 e passou para as quartas de final do Mundial, tentando pelo menos repetir a campanha de 1950 e 1994, quando terminou como terceira colocada.

Caindo provavelmente em um dos grupos mais desequilibrados da Copa do Mundo, a seleção da Inglaterra passou como facilidade pela primeira fase, vencendo os dois primeiros jogos com domínio sobre os adversários (o que resultou na maior goleada da história da equipe, 6×1 contra o Panamá) e sendo derrotada apenas na última rodada para a Bélgica, quando ambas as seleções já estavam classificadas para a próxima fase. Nas oitavas, os ingleses sofreram mais para avançar na competição. Num jogo truncado, que terminou empatado em 1×1 (gols do inglês Harry Kane e colombiano Mina), a Inglaterra passou pela Colômbia ao vencer nos pênaltis por 3×4, graças à defesa do goleiro Pickford na quinta cobrança colombiana, cobrada por Bacca.

Boas Apostas!