Em Itália, a época oficial arrancou há poucas semanas, sendo que nesse final de semana se disputará apenas a quarta rodada da Série A 2018/19, mas uma decisão da justiça esportiva anunciada nessa quinta-feira (13) poderá ser a base para a despromoção do Frosinone na secretaria. Conheça o caso.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Mão pesada por parte da justiça esportiva para com o Frosinone, emblema que retornou nessa época ao principal escalão do futebol transalpino após conquistar o “play-off” de subida, se superiorizando ao Palermo no conjunto dos dois desafios da decisão.

Essa punição aplicada pela justiça esportiva – que será alvo de avaliação da justiça civil – resultado de um acontecimento que teve lugar no encontro de volta da final. Após uma derrota por dois a um em Palermo, o Frosinone precisava anular a desvantagem. O jogo ficou marcado por uma série de polêmicas: após o primeiro gol do Frosionone, o árbitro do desafio assinalou um pontapé livre em zona perigosa a favor do Palermo, posteriormente decidiu que esse lance era passível de grande penalidade e retornou na decisão uma vez mais ao assinalar livre. Nessa circunstância, o polonês Dawidowicz, do emblema siciliano, foi expulso.

No entanto, não foi por conta da equipe de arbitragem – que alegadamente terá dado o encontro por concluído quase um minuto mais cedo – que a polêmica estalou. No final do jogo, em uma altura na qual o Palermo necessitava desesperadamente de um gol para avançar, os jogadores do Frosinone que se encontravam no banco de reservas arremessaram bolas para o terreno de jogo por forma a travar os ataques do Palermo, situação que motivou a formalização de uma queixa por parte de Maurizio Zamparini, presidente do Palermo.

Na sequência dessa mesma queixa, os responsáveis pela justiça esportiva italiana decidiram aplicar uma derrota por três a zero ao Frosinone que, a confirmar-se, resultaria na subida do Palermo por um resultado agregado de 5-1.

Tanto a Série A quanto a Série B já se encontram a decorrer, pelo que essa decisão da justiça esportiva, a ser aprovada, não surtirá efeito no imediato. Os efeitos possivelmente resultantes dessa punição – subida do Palermo e descida do Frosinone – poderão surtir efeito daqui a uma época esportiva, uma vez que ficam em suspenso.

Boas apostas!