Os principais campeonatos europeus entram em suas fases decisivas. Na França como na Itália, há muito que os campeões estão anunciados, restando saber em que data é que PSG e Juventus farão as respetivas festas de campeão. Façamos as contas em ambos os casos.

PSG

Foto: "Anne-Christine Poujoulat / AFP"

Foto: “Anne-Christine Poujoulat / AFP”

Sem surpresas em função da superioridade unanimemente reconhecida em relação à concorrência, o PSG se prepara para ser o primeiro emblema das denominadas ligas “top 5” a selar a conquista do título. A nove rodadas do final, o time parisino lidera com 20 (!) pontos de avanço em relação ao segundo colocado Lille e ainda por cima tem um jogo a menos que, a ser ganho, permitirá à equipa da capital francesa ficar na frente com 23 pontos de avanço quando faltam disputar… 27. Dentro de três rodadas, o PSG vai viajar até o terreno do segundo colocado Lille e após esse desafio restarão 18 pontos para disputar ao Lille, ao passo que o PSG terá 21. No entanto, caso a atual situação se mantenha, um triunfo no Pierre-Mauroy, casa do Lille, poderá encerrar em definitivo as contas do campeonato a favor do PSG. Anote a data da partida: 14 de abril. O Lille já nem sequer faz contas para o primeiro lugar, mas precisa se preocupar com o Lyon, rival na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões que se encontra a apenas quatro pontos de distância.

Eliminado da Liga dos Campeões em pleno Parc des Princes às mãos do Manchester United após uma vitória por duas bolas a zero em Old Trafford, o PSG também segue na Copa da França, prova em que vai enfrentar o Nantes em casa.

Juventus

Má notícia para a Juventus resultante do período de pausa para compromissos de seleções. Cristiano Ronaldo abandonou o encontro de Portugal com a Ucrânia queixoso e poderá desfalcar a “Vecchia Signora” nos próximos encontros. A principal preocupação está longe de ser a Série A, mas sim o duplo confronto válido pelas quartas da Liga dos Campeões, frente ao Ajax. No campeonato doméstico, a dez encontros do fim (30 pontos em disputa), a Juve lidera com 15 pontos de avanço em relação ao Napoli. Os dois primeiros colocados já não se vão defrontar até final da temporada, sendo que a Juventus conseguiu levar a melhor em ambos os confrontos diretos. Caso a situação se mantenha nas próximas quatro rodadas com Juventus e Napoli a somarem todos seus jogos por vitórias, a Juventus poderá se sagrar campeã em casa frente a uma das principais rivais: a Fiorentina, a 20 de abril. No entanto, já nesse final de semana, os napolitanos vão ter um compromisso com a Roma, fora de portas.

Há ainda outro fator a considerar. A Juventus está bem focada na tentativa de garantir a Liga dos Campeões e se, por um lado, isso poderá fazer com que promova alterações no campeonato e sofra desaires como o da última rodada diante do Genoa (2-0) – o primeiro na Série A 2018/19 -, por outro, o Napoli também está focado na Liga Europa e dado que já não tem chances no campeonato, vai priorizar a participação na competição europeia, podendo descansar jogadores no campeonato. Essa conjuntura não alterará o que quer que seja nessa briga pelo “scudetto”, está bom de ver, mas poderá deturpar contas feitas de antemão em função da improbabilidade dos resultados somados por um e outro time.

Boas apostas!