Chegamos ao fim da Eurocopa 2016 e o grande campeão desta edição é a seleção de Portugal. Depois de um jogo muito disputado, em que o grande astro da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, logo aos 18’ do primeiro tempo, depois de uma entrada forte de Payet que atingiu o joelho, acabou desfalcando o time português. A saída do grande craque  fez com que os jogadores de Portugal se superassem e se unissem buscando compensar a ausência de seu principal jogador. Mesmo fora de campo, Cristiano continuou ajudando o time, em todos os intervalos, tanto do primeiro para o segundo tempo, quanto nos intervalos do fim do tempo normal e intervalo da prorrogação, Cristiano sempre estava lá, dando força a seus companheiros de equipe, mostrando sua liderança e influência.

Cristiano Ronaldo saindo lesionado no início do jogo.

Cristiano Ronaldo saindo lesionado no início do jogo.

A seleção da França tinha grandes talentos individuais como Matuidi, Payet, Sissoko, Pogba, Giroud e Griezmann, porém o que fez a grande diferença nesta final, foi a união e trabalho em equipe que a seleção de Portugal mostrou. A conquista da seleção portuguesa mostra que o trabalho em equipe e o sentimento de união e superação pode vencer a superioridade individual. Portugal venceu o jogo por 0x1, na casa do adversário anfitrião e o responsável pelo gol da vitória foi Éder, que entrou aos 79’ no lugar da revelação portuguesa Renato Sanchez. Éder fez o gol no segundo tempo da prorrogação, com um belo chute de fora da área, que entrou forte e rasteiro ao canto direito do goleiro francês LIoris.

Depois de doze anos, quando Cristiano Ronaldo perdia a Eurocopa em Portugal na final contra a Grécia e frustrava milhões de portugueses, depois de ter perdido as últimas dez partidas disputadas contra a França, depois de ter perdido seu maior astro na final, logo aos 18’ do primeiro tempo, depois de tudo isso, foi surpreendente ver a seleção portuguesa ser campeã da Eurocopa de 2016. O futebol é mesmo surpreendente, este esporte é maravilhoso e podemos reconhecer os méritos desta grande seleção, pois muitas grandes seleções participaram deste torneio.

Seleção de Portugal

O autor do gol Éder e Cristiano Ronaldo comemoram o título.

O autor do gol Éder e Cristiano Ronaldo comemoram o título.

A seleção portuguesa chegou a grande final após nem começar tão bem assim, Portugal ficou no Grupo F juntamente com Hungria, Islândia e Áustria. A seleção portuguesa se classificou na terceira colocação após três empates em três jogos na fase de grupos, conseguiu a vaga para as oitavas de final como um dos melhores terceiros colocados. Nas oitavas de final Portugal pegou a Croácia e após um empate em 0x0, o jogo foi para a prorrogação e Quaresma decidiu fazendo um gol nos 11’ do segundo tempo da prorrogação, garantindo a vitória por 1×0 que assegurou a sua vaga. Portugal enfrentou a Polônia nas quartas de final, após um empate em 1×1, Portugal enfrentou mais uma prorrogação, vencendo somente nos pênaltis por 5×3. Chegando nas semifinais da competição, Portugal enfrentou País de Gales e venceu por 2×0 com gols dos atacantes Cristiano Ronaldo e Nani, Portugal estava na final da Eurocopa 2016, final qual venceria por 0x1 e se consagraria a grande campeã da Eurocopa de 2016. O grande destaque da seleção de Portugal é sem dúvida nenhuma o atacante Cristiano Ronaldo, que é o primeiro jogador a marcar gols em quatro edições seguidas da Eurocopa. Além de seus nove gols marcados em Eurocopas, se igualando ao francês Platini,  mesmo se lesionando na final, conseguiu ser um grande líder da seleção portuguesa, com 31 anos ele buscava um título para Portugal pela primeira vez. O jogador disputou todos os jogos da Eurocopa, incluindo duas prorrogações, mesmo depois de um fim de temporada pelo Real Madrid. Portugal chegaria a final e conquistaria a taça vencendo os franceses na França por 0x1 com gol de Éder no segundo tempo da prorrogação.

Seleção da França

Griezmann, artilheiro da Eurocopa 2016.

Griezmann, artilheiro da Eurocopa 2016.

A seleção anfitriã da Eurocopa 2016, a França chegou a grande final após uma boa campanha que iniciou na fase de grupos, a seleção francesa ficou no Grupo A juntamente com Suíça, Albânia e Romênia e se classificou em primeiro lugar após duas vitórias e um empate, marcando quatro gols e sofrendo apenas um. A França enfrentou a Irlanda nas oitavas de final e venceu por 2×1 de virada com dois gols do atacante Griezmann. Nas quartas de final, a França enfrentou a surpresa da competição, a Islândia. Em um jogo de muitos gols, a França venceu por 5×2 os islandeses, os gols marcados por Payet, Griezmann, Pogba e Giroud(2), ajudaram a França a avançar as semifinais da competição. França e Alemanha fizeram uma das semifinais da Eurocopa 2016, a França tendo seu favoritismo por ser anfitrião e a Alemanha por ser a atual campeã do mundo, depois de um primeiro tempo em que a Alemanha foi melhor, atacou mais e teve mais posse de bola, a França teve um pênalti ao seu favor e Griezmann marcou aos 47’ do primeiro tempo. No segundo tempo a Alemanha já não era a mesma, acusou o golpe e deixou a França fazer mais um, Griezmann novamente, decretaria o placar em 2×0, a França chegava a grande final, porém seria derrotada pela seleção portuguesa por 0x1. O grande destaque da França foi o atacante Griezmann, que atua no Atlético de Madrid da Espanha, ele foi o artilheiro da Eurocopa com 6 gols marcados. A França enfrentou a Irlanda nas oitavas de final, venceu por 2×1 com dois gols do atacante Griezmann.

Boas Apostas!