A Liga dos Campeões é o principal torneio entre clubes da Europa, uma das taças mais desejadas dos clubes europeus. Na última sexta-feira (05) em evento ocorrido na sede da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), em Nyon, na Suíça, foram sorteados os confrontos para os Playoffs da Liga dos Campeões da temporada 2016/17.

O sorteio ocorreu na seda da UEFA.

O sorteio ocorreu na seda da UEFA.

Os dez confrontos sorteados, definirão quem são as dez equipes que completarão a lista dos 32 times  que integrarão a fase de grupos da importante competição que terá início no próximo dia 13 de setembro. Os perdedores irão automaticamente para a outra importante porém inferior competição, a Liga Europa, a qual tem o clube Sevilla como campeão das três últimas edições.

Em 61 edições da Liga dos Campeões da UEFA, O o maior campeão da Liga dos Campeões é o time espanhol Real Madrid, com onze conquistas, inclusive é o atual campeão da Liga dos Campeões, conquistando a taça de 2015/16 sobre o Atlético de Madrid, adversário que já tinha vencido na final de 2013/14. O segundo maior vencedor da Liga dos Campeões é o clube italiano Milan com sete conquistas e depois temos o clube alemão Bayern de Munique, o espanhol Barcelona e o inglês Liverpool, cada um com cinco conquistas.

Os confrontos

Exemplo de classificações, Campeonato Inglês 2015/16.

Exemplo de classificações, Campeonato Inglês 2015/16.

Alguns campeonatos nacionais menos importantes da Europa, como búlgaro, irlandês, escocês, israelense, polonês entre outros, classificam seus campeões para esta fase do torneio, os Playoffs. Outros campeonatos mais importantes abrem vagas para os terceiros, quartos colocados para esta fase do torneio, Playoffs. Um exemplo é a Premier League (Campeonato Inglês), um dos mais importantes campeonatos europeus. Temos o exemplo como vemos na imagem, onde os três primeiros colocados são classificados diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, no caso deste ano, teremos o campeão Leicester City, o vice-campeão Arsenal e o terceiro colocado Tottenham, os três vão diretamente para a fase de grupos. Já o quarto colocado, fica com uma vaga para o Playoff do torneio, que neste ano é o caso do Manchester City.

Portanto, vamos separar os confrontos sorteados dos Playoffs em duas sub-categorias, a Rota da Liga (Campeonatos mais importantes) e a Rota dos Campeões Nacionais (Campeonatos menos importantes).

Rota da Liga

Steaua Bucareste (Romênia) x Manchester City (Inglaterra) – 16 e 24 de agosto

Young Boys (Suíça) x Borussia Mönchengladbach (Alemanha) – 16 e 24 de agosto

Ajax (Holanda) x Rostov (Rússia) – 16 e 24 de agosto

Porto (Portugal) x Roma (Itália) 17 e 23 de agosto

Villarreal (Espanha) x Monaco (França) – 17 e 23 de agosto

Rota dos Campeões Nacionais

Copenhagen (Dinamarca) x APOEL (Chipre) – 16 e 24 de agosto

Dínamo Zagreb (Croácia) x Salzburg (Áustria) – 16 e 24 de agosto

Ludogorets (Bulgária) x Viktoria Plzen (República Checa) – 17 e 23 de agosto

Celtic (Escócia) x Hapoel Beer-Sheva (Israel) – 17 e 23 de agosto

Dundalk (Irlanda) x Legia Warsaw (Polônia) – 17 e 23 de agosto

Fases seguintes

Os times que passarem para a fase de grupos se juntarão aos grandes favoritos a conquista da taça mais cobiçada da Europa. A UEFA já confirmou os oito cabeças de chave da fase de grupos da Liga dos Campeões. Teremos os grandes times como cabeça de chave: o clube espanhol e atual campeão Real Madrid, o campeão espanhol Barcelona, o campeão inglês Leicester, o campeão alemão Bayern de Munique, o campeão italiano Juventus, o campeão português Benfica, o campeão francês Paris Saint Germain e o campeão russo CSKA Moscou. A grande final desta edição da Liga dos Campeões será no dia 03 de junho de 2017, no Millenium Stadium, em Cardiff, capital do País de Gales, o estádio é casa do Cardiff City Football Club, clube de futebol galês que disputa o Championship (2ª divisão do campeonato inglês), com capacidade para 33 mil torcedores.

Boas Apostas!