Ex-técnico do clube inglês Manchester City, o chileno Manuel Pellegrini de 62 anos, foi anunciado como novo treinador do time chinês Hebei China Fortune. O anúncio foi feito pelo Weibo (Twitter chinês), onde informava a demissão do antigo treinador e já informando a chegada do técnico chileno Manuel Pellegrini, “Welcome Pellegrini” dizia em destaque, acompanhada por uma foto do treinador, a comunicação não deu mais detalhes sobre o assunto.

Pellegrini campeão do Campeonato Inglês de 2013/14 com o Manchester City.

Pellegrini campeão do Campeonato Inglês de 2013/14 com o Manchester City.

O técnico chileno ex-Manchester City havia anunciado que só voltaria a treinar uma equipe se lhe aparecesse um projeto interessante. O futebol chinês é um dos mercados que mais estão em ascensão no mundo do futebol. Os chineses vem investindo muito dinheiro em jogadores e técnicos, o clube Hebei Fortune atualmente está na parte de cima da tabela de classificação da principal liga do futebol chinês, ainda sendo uma das equipes que mais investiu em contratações neste ano, alguns jogadores que foram contratados foram o argentino Lavezzi, o meia camaronês Stephane Mbia e o atacante da Costa do Marfim Gervinho. Após um início de temporada bom, houve uma sequência de resultados negativos, tanto no Campeonato Chinês, quanto na Copa da China, foram uma vitória em dez partidas. Com isso, ocorreu a demissão do ex-técnico e a contratação do técnico chileno Manuel Pellegrini.

Hebei China Fortune

Stephane Mbia, Gervinho e Lavezzi.

Stephane Mbia, Gervinho e Lavezzi.

O clube chinês Hebei China Fortune, mais conhecido como Hebei Fortune, é um clube bastante novo, fundado em 2010 pela associação de futebol de Hebei e pelo Grupo Hebei Zhongji, participando da terceira divisão do campeonato chinês. Em 2011 foi assumido por um grupo milionário. Em 2013 fez uma excelente campanha e foi vice-campeão, conseguindo acesso a Liga Chinesa (segunda divisão do futebol chinês). Em 2015 foi vice-campeão da Liga Chinesa, que corresponde a segunda divisão do futebol chinês. O time fez uma boa campanha com dezoito vitórias, seis empates e seis derrotas, sendo o clube que mais vitórias teve no campeonato. Com o vice-campeonato, a equipe conseguiu acesso à Super Liga, primeira divisão do futebol chinês.  O clube foi comprado no começo de 2015 por agentes imobiliários da China Fortune Land Development Co.

O time conta com um elenco na grande maioria de jogadores chineses, porém conta também com o atacante de 29 anos da Costa do Marfim Gervinho, o atacante argentino de 31 anos ex-Paris Saint-Germain e jogador da seleção argentina Ezequiel Lavezzi. O clube chinês também conta com o meia camaronês Stephane Mbia e  o atacante brasileiro de 28 anos ex-São Paulo, o jogador Aloísio “Boi Bandido”.

O técnico Manuel Pellegrini

Pellegrini no comando do Manchester City.

Pellegrini no comando do Manchester City.

O chileno Manuel Pellegrini atuava como zagueiro central em sua carreira futebolística. Praticamente atuou somente pelo Universidad de Chile durante toda sua carreira, de 1973 a 1986 quando veio ao Brasil tendo feito 24 partidas pelo Flamengo em 1986 e 1987, porém logo voltou para o Universidad de Chile onde prosseguiu até 1990 quando encerrou sua carreira de jogador.

Começou a sua jornada de treinador de futebol no Universidad de Chile e passou por outros três clubes chilenos, o Palestino, O’Higgins, Universidad Católica. Treinou a equipe equatoriana LDU em 1999/00. Depois o técnico foi para a Argentina e treinou o San Lorenzo e o River Plate. Em 2004 foi para a Espanha onde treinou o Villarreal, o Real Madrid e o Málaga. O último clube que treinou foi o Manchester City, onde ficou de 2013 a 2016. Hebei China Fortune será o nono clube da carreira de Pellegrini. No currículo dele, entre os mais badalados, além do já citado City, tem Real Madrid, River Plate e Villarreal. Pellegrini chega para comandar a equipe chinesa, que, atualmente, se encontra na quinta posição do Campeonato Chinês. Restando apenas sete rodadas para o término da competição nacional, o treinador terá a missão de tirar o time da má fase – nos últimos dez jogos, apenas uma vitória.

Boas Apostas!