A mídia divulgou a contratação do novo técnico do Cruzeiro para a temporada de 2016. O escolhido foi o português Paulo Bento, ex-jogador que atuava como meia defensivo (Volante). O ex-jogador passou por diversos clubes de Portugal como: Oriental, Benfica, Estrela da Amadora, Vitoria Guimarães, Sporting e também o clube espanhol Real Oviedo.

Paulo Bento, jogando pela Seleção.

Paulo Bento, jogando pela Seleção.

Paulo Bento também serviu a seleção de Portugal por 35 vezes entre 1992 e 2003. Encerrou sua carreira de jogador de futebol em 2004 aos 34 anos.  Como jogador conquistou os seguintes títulos:

  • Estrela da Amadora

Taça de Portugal (1989/90)

  • Benfica

Taça de Portugal (1995/96)

  • Sporting Clube de Portugal

Primeira Liga (2001/02)

Taça de Portugal (2001-02)

Supertaça Cândido de Oliveira (2001/02)

O técnico Paulo Bento

Paulo Bento, técnico do Sporting (comandou o brasileiro Liédson).

Paulo Bento, técnico do Sporting (comandou o brasileiro Liédson).

Depois de se aposentar, o ex-jogador Paulo Bento seguiu a carreira de técnico de futebol, sua primeira experiência como técnico foi no seu último clube como atleta, o Sporting. Paulo Bento treinou o Sporting em 229 partidas entre 2005 e 2009. Começou a carreira no time na equipe júnior do Sporting até chegar ao time principal em 2005. Em um campeonato o quel é  dominado por Porto e Benfica, 4 vices consecutivos do Campeonato Português, significa como títulos conquistados. O técnico a frente do Sporting, conquistou ainda 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira. Abaixo a lista dos títulos conquistados pelo técnico no comando do Sporting.

Sporting Clube de Portugal

  • Campeonato Nacional de Juniores (2004/05);
  • Taça de Portugal (2006/07 – 2007/08);
  • Supertaça Cândido de Oliveira (2006/07 – 2007/08);
  • Taça Amizade (2007/08);

Como técnico Paulo Bento também dirigiu a seleção de Portugal durante 44 oportunidades entre 2010 e 2014. Em setembro de 2010 aos 41 anos foi contratado para treinar a seleção de Portugal com um contrato de dois anos até 2012. Em sua estreia venceu por 3×1 contra a Dinamarca. Conquistou mais uma vitória contra a Islândia por 3×1 e terminou em segundo lugar no campeonato europeu em 2012.  Sob o comando de Bento, a seleção de Portugal deu trabalho para a Espanha, ganhando de 4×0 na Euro 2012. Em 2014 com muitos problemas físicos e não tendo Cristiano Ronaldo 100%, Portugal caiu muito de rendimento e foi eliminado na 1º fase, num grupo forte com Alemanha, EUA e Gana.

No dia 11 de Setembro de 2014, após a seleção de Portugal perder para a Albânia em Aveiro, na primeira partida das Qualificações para o Campeonato Europeu de 2016, a Federação Portuguesa demitiu o técnico Paulo Bento, após isso o técnico não treinou mais nenhuma equipe de futebol.

Cruzeiro contrata Paulo Bento

Paulo Bento e Bruno Vicintim, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro.

Paulo Bento e Bruno Vicintim, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro.

O Cruzeiro já estava procurando um novo técnico, pois tentou dar uma chance para o novo Deivid como treinador de um time profissional. Porém sua passagem foi curta, o técnico foi demitido após a queda na semifinal do Campeonato Mineiro. Muitos nomes foram sondados como o técnico Jorginho do Vasco, Marcelo Oliveira do Palmeiras e Ricardo Gomes do Botafogo. Alguns gringos também foram sondados, entre eles estavam o colombiano Reinaldo Rueda do Atlético Nacional-COL. Outro gringo sondado foi o espanhol Fernando Jubero do Olímpia-PAR e o argentino Marcelo Gallardo do River Plate-ARG.

O nome de Paulo Bento como novo técnico do Cruzeiro foi visto com bons olhos pela mídia e pelos torcedores, Paulo Bento, que chegou sob grande expectativa por ter sido técnico da seleção portuguesa na Euro de 2012 e na Copa do Mundo de 2014. Os valores de salário não foram divulgados, mas a direção do Cruzeiro informou que os valores geram em torno da média que o Cruzeiro gastou nos últimos anos com comissão técnicas como a de Mano Menezes e Wanderlei Luxemburgo. Os valores incluindo toda a comissão técnica estão entre R$ 750 mil e R$ 1 milhão. Uma coisa é certa, seu salário será maior do que o último que ganhava como treinador da seleção de Portugal.

Boas Apostas!