Os franceses do Nice oficializaram a contratação de Patrick Vieira, histórico jogador gaulês que orientará o time da Ligue 1 a partir da próxima temporada. Esse será o primeiro grande desafio para Vieira enquanto técnico em um clube europeu.

Foto: "TIM CLAYTON/GETTY IMAGES"

Foto: “TIM CLAYTON/GETTY IMAGES”

Consumada que estava a saída do suíço Lucien Favre para o Borussia Dortmund, a diretoria do Nice se encontrava no mercado à procura de uma solução para a vaga deixada por um dos melhores técnicos que a equipe gaulesa teve nas últimas temporadas.

Essa segunda-feira (11), ao início da tarde, o time da Côte D’Azur anunciou oficialmente que Patrick Vieira é o eleito para guiar os destinos da equipa na temporada 2018/19, assinando um contrato válido para as próximas temporadas.

Carreira de jogador

Apesar de ter nascido em Dakar, no Senegal, Patrick Vieira é uma das maiores referências da história do futebol francês, pertencendo ao elenco que em 1998 conquistou o título de campeão do mundo atuando em casa. Participou de mais seis fases finais de grandes competições.

Na França representou Tours (base) e Cannes, se transferindo posteriormente para o AC Milan. No entanto, foi em Inglaterra que encontrou o sucesso ao estar entre 1996 e 2005 ao serviço dos londrinos do Arsenal, retornando posteriormente a Itália para representar a Juventus por uma temporada e a Inter de Milão por três e meia. Encerrou a carreira no Manchester City após a temporada 2010/11, se tornando primeiramente diretor de relações institucionais para posteriormente se tornar treinador.

No papel de treinador

Iniciou sua carreia de técnico no Etihad ao orientar os times de sub-19 e sub-21 do Manchester City, em uma aventura que começou na temporada 2013/14 e se prolongou até final da época 2015/16. Em 2016, a possibilidade de orientar pela primeira vez um time principal levou Patrick Vieira até os Estados Unidos, fechando contrato com o New York City, emblema com protocolo com os “Sky Blues”

A qualidade do futebol praticado pelo New York City nas últimas três temporadas alertou para o valor de Patrick Vieira como treinador e o Nice se chegou à frente para lhe proporcionar a primeira experiência em um dos maiores campeonatos da Europa.

Patrick Vieira deixou o time estadounidense no último sábado, dia 9, após um empate a um gol na receção ao Atlanta United.

Boas Apostas!