O Campeonato Brasileiro de Futebol é a principal competição entre clubes do futebol brasileiro, estamos chegando ao fim da 59ª edição, 13ª na modalidade de pontos corridos e já temos o grande campeão definido com uma rodada de antecipação, a Sociedade Esportiva Palmeiras, clube de São Paulo que é mais conhecido como Verdão ou simplesmente Palmeiras.

Muitas foram as influências que tornaram o time do Palmeiras o grande campeão da edição de 2016, um estádio novo, investimentos em reforços, um treinador experiente, mescla entre promessas e jogadores consagrados, enfim, muitos foram os fatores. O Palmeiras chegou na 37ª rodada quase com o título na mão, bastava o Flamengo que era o terceiro colocado, vencer o vice-líder Santos para que o Palmeiras já fosse declarado campeão, isso aconteceu, mas o Palmeiras ainda conseguiu vencer por 1×0 a Chapecoense e comemorar junto com a torcida o título de campeão, vencendo diante de sua torcida. O gol saiu após cobrança de falta ensaiada, onde a bola sobrou dentro da área para o lateral Fabiano com um toque encobrir o goleiro da Chapecoense e marcar o único gol da partida.

Técnico e jogadores

Gabriel Jesus levantando a taça de campeão.

Gabriel Jesus levantando a taça de campeão.

A situação financeira favorável do presidente do clube Paulo Nobre que chegou a emprestar R$ 150 milhões do próprio bolso para o clube, juntamente com a patrocinadora Crefisa (Empresa de Créditos financeiros) puderam criar um ambiente econômico estável, com estádio novo e algumas contratações pontuais aliadas a grandes nomes que o Palmeiras trazia do ano de 2015, fazendo assim um time praticamente imbatível no Campeonato Brasileiro de 2016. O técnico Cuca comandou nomes que já tinham prestígio no clube como Fernando Prass, Dudu, Victor Hugo e Gabriel Jesus que se aliaram a contratações pontuais como os jovens Jailson, Tchê Tchê, Moisés e Roger Guedes, aliado ao poder de decisão de veteranos como Jean, Zé Roberto, Cleiton Xavier e Alecsandro, entre outros.

O técnico Cuca que já foi jogador do próprio Palmeiras, iniciou a temporada já dizendo que o Palmeiras seria campeão, o técnico conseguiu passar essa confiança ao grupo e teve pulso firme para conseguir administrar o grupo, conseguindo manter revelações na equipe e deixar no banco nomes renomados como Cleiton Xavier, Alecsandro, Rafael Marques e Lucas Barrios que quando foram solicitados responderam bem dentro de campo. Utilizou bastante de jogadas de bola parada e segurou muitos resultados de 1×0, quando contestado pelo seu estilo conservador, disse que o seu objetivo era vencer e não dar espetáculo.

Com certeza, o grande destaque entre os jogadores foi a jovem promessa, o atacante Gabriel Jesus de apenas 19 anos que chegou a receber uma ligação pessoal do técnico Pep Guardiola do Manchester City, clube da Inglaterra. O jogador foi negociado por cerca de R$ 121 milhões para o clube inglês, porém com um acordo que contou com a influência do técnico Cuca, que convenceu o jogador e as partes, que seria importante o atacante continuar no Palmeiras até o fim de 2016, pois o jogador seria importante para a conquista do título do Campeonato Brasileiro, até a penúltima rodada do brasileirão o jogador já somava 12 gols na competição. O jogador foi também muito importante para a seleção brasileira, ganhando a medalha de ouro olímpica, ajudando a seleção principal do técnico Tite a levar o Brasil para a liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo e sendo o artilheiro do Brasil no ano de 2016, juntamente com Philippe Coutinho. Ao final da partida contra a Chapecoense, Gabriel Jesus muito emocionado e chorando, foi até a torcida e trocou abraços, após isso disse a um repórter: “Quis ter contato com essa torcida linda, que sempre me apoiou. É minha despedida da Arena Palmeiras, mas não é um adeus, e sim um até logo”, dando referência que um dia voltará para o Palmeiras.

Campanha do Eneacampeão brasileiro

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1994.

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1994.

O Palmeiras é o grande campeão brasileiro de 2016 e não somente isso, é o maior detentor de títulos nacionais, ao total são 12 conquistas, 9 considerados Campeonatos Brasileiros e três títulos da Copa do Brasil (1998, 2012 e 2015). Com o título deste ano, o clube paulista assume a liderança isolada no ranking de campeões brasileiros da CBF, que também considera, além dos cinco troféus do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993, 1994 e 2016), as duas conquistas de Taça Brasil (1960 e 1967) e os dois títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969). Após 22 longos anos, o Palmeiras novamente é campeão brasileiro, desde 1994, quando o Palmeiras foi campeão diante do rival Corinthians, aquele timer era dirigido por Vanderlei Luxemburgo contava com craques como César Sampaio, Roberto Carlos, Mazinho, Rivaldo, Edmundo e Evair.

Neste ano de 2016, o Palmeiras chegou à 37ª rodada do Campeonato Brasileiro já conquistando o título de campeão, até aí, foram 23 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, com 60 gols marcados, segundo melhor ataque, somente atrás do Atlético Mineiro que tem 61. O Palmeiras tem ainda a melhor defesa com apenas 31 gols sofridos, com um saldo de gols de 29. O Palmeiras chegou aos 77 pontos à uma rodada do fim da competição e o vice-líder Flamengo alcançou 70 pontos, impossível alcançar o líder matematicamente. Ainda falta uma rodada para o final da competição, então estes números poderão sofrer alteração.

Boas Apostas!