Duas épocas depois de ter terminado no penúltimo posto da tabela classificativa da Série A e caído para a Série B, o Palermo já preparava o ataque à elite para 2019/20 ao se assegurar no “play-off” de promoção. No entanto, uma decisão do Tribunal Federal provocou um “volte face” na situação.

Foto: "PALERMOCALCIO.IT"

Foto: “PALERMOCALCIO.IT”

A época 2017/18 terminou da pior forma possível para o Palermo. Apesar de ter lutado pela subida de divisão até às últimas consequências, a formação “rossanera” não foi capaz de bater o Frosinone na final do “play-off” e prolongou a sua estadia na Série B por mais uma época.

Este ano, o emblema agora presidido por Paul Baccaglini terminou a fase regular da Série B no terceiro lugar, em posição de acesso ao “play-off” de subida que envolve seis emblemas (do 3º ao 6º lugares). Após o Brescia e o Lecce terem visto as respetivas promoções à Série A confirmadas, Palermo, Benevento, Pescara, Hellas Verona, Cittadella e Spezia pareciam ser os emblemas destinados a discutir a terceira e última vaga.

No entanto, no início desta semana, uma autêntica “bomba” caiu na Série B italiana. O Tribunal Federal Nacional da Federação Italiana de Futebol (FIGC) comunicou que o Palermo, alegadamente em posição de discutir o acesso à Série A, afinal estará condenado à descida à Série C, tudo por conta de graves irregularidades do foto administrativo associadas às contas do clube. “O Tribunal Federal Nacional da Federação Italiana de Futebol (FIGC) puniu o Palermo com a descida à última posição do campeonato da Série B da actual temporada desportiva. O clube foi sancionado por uma série de irregularidades administrativas por parte de alguns ex-directores”, pode se ler.

A situação descrita resulta da atividade da direção presidida por Maurizio Zamparini, sendo que as alegadas irregularidades terão sido cometidas entre 2015 e 2018. Na sequência desta sanção, o Palermo já prepara um recurso com o intuito de evitar a queda de escalão, prevendo-se que a decisão final saia nos próximos dez dias.

Em virtude de toda esta situação, a disputa do “play-off” de subida à Série A foi suspensa. Caso vá a jogo, o Palermo se estreará nas semis do “play-off” frente ao vencedor da eliminatória que vai ser discutida entre as formações do Spezia e do Hellas Verona.

Boas apostas!