O Crystal Palace anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com Frank de Boer. O holandês é o primeiro treinador não britânico a orientar o centenário time londrino. Apresentado no centro de treinos do Crystal Palace junto do presidente Steve Parish, o novo técnico revelou que está preparado para orientar a equipa em uma época histórica, uma vez que se trata da quinta temporada consecutiva dos “Eagles” entre a elite, algo inédito na história do clube.

Foto: Crystal Palace

Foto: Crystal Palace

Frank de Boer se prepara para a segunda aventura enquanto treinador fora da Holanda, seu país natal. Líder do time principal do Ajax entre as temporadas 2010/11 e 2015/16 – conquistou o título holandês em quatro temporadas consecutivas -, o ex-jogador dos “Godenzonen” e do Barcelona vai chefiar o Crystal Palace após uma experiência de curta duração em Milão, ao serviço do Inter. Aos 47 anos, De Boer assinou um vínculo válido até 2020 com a formação londrina que pretende continuar a consolidar-se entre a elite do futebol inglês.

Trajeto

A primeira aventura de Frank de Boer enquanto técnico principal deu-se no Ajax, uma “casa” à qual conhecia perfeitamente os cantos. No “seu” futebol holandês, o trajeto foi de sucesso, colocando o histórico de Amesterdão em uma posição hegemónica. O ciclo no Ajax chegou ao fim quando se abriram as portas do Inter de Milão, praticamente no início oficial da temporada 2016/17. Roberto Mancini até iniciou a pré-temporada no clube, mas um diferendo com a diretoria pôs fim ao seu ciclo na Inter, deixando uma vaga no comando técnico. Os responsáveis da Inter, emblema atualmente administrado por um grupo de empresários chineses, decidiu apostar em Frank de Boer. O holandês chegou a um clube cujos últimos anos têm sido marcados por uma grande instabilidade e “chocou de frente” com uma realidade totalmente nova, impossibilitado de passar por um período de adaptação que se exigia. Os maus resultados rapidamente sentenciaram o destino do treinador holandês que “caiu” após 85 dias para dar lugar a Stefano Pioli, treinador que também não viria a terminar a temporada no comando. Desde então, Frank de Boer não mais voltou a treinar, tendo afirmado que rejeitou algumas ofertas ao longo da última temporada.

Frank de Boer tem mais uma oportunidade para demonstrar aquilo que pode valer fora do seu país natal. O Crystal Palace apresenta um projeto sólido e atravessa um bom período da sua história, sendo que na última temporada foi orientado por Sam Allardyce. Contrariamente ao que aconteceu em Itália, Frank de Boer vai ter tempo para se adaptar ao novo contexto e embora o nível de exigência seja alto, não estará no mesmo patamar do projeto que assumiu na Inter.

Boas Apostas!