O Clube Atlético Paranaense ocupa atualmente a sexta colocação do Brasileirão 2016, sendo a primeira equipe na nova zona de classificação para a Copa Libertadores.

Arena Atlético Paranaense lotada.

Arena Atlético Paranaense lotada.

Por não estar conseguindo bons resultados fora de casa, a posição ocupada pela equipe pode ser considerada surpreendente, porém, temos que prestar atenção no fato de que o Atlético Paranaense está conseguindo ótimos resultados dentro do seu próprio estádio, o que é bom para qualquer equipe que almeje estar entre os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. Com 45 pontos conquistados até a 28ª rodada, o Furacão, como é conhecido o Atlético, vem mantendo-se entre os primeiros colocados da competição nacional desde a segunda metade do primeiro turno e quando melhorou seu elenco e resultados, chegou a ficar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, de onde pouco se afastou no decorrer da competição.

Surpreendendo alguns torcedores que acompanham o futebol brasileiro, o Atlético Paranaense tem alguns segredos para a boa campanha que vem fazendo em 2016. A seguir, mostraremos algumas coisas que com certeza ajudaram a equipe a permanecer na luta por uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano.

Resultados muitos bons na Arena

Mosaico da torcida do Atlético Paranaense.

Mosaico da torcida do Atlético Paranaense.

O Atlético Paranaense, ao longo dos anos, tornou-se conhecido por possuir um “caldeirão” como estádio, a Arena da Baixada, onde embalado pela sua torcida fanática conseguiu vários resultados positivos e títulos. Em 2016, depois da reforma do estádio para a Copa do Mundo e da implantação da grama sintética, o Atlético Paranaense vem mostrando mais uma vez ser um bom mandante, sendo praticamente imbatível dentro da Arena Atlético Paranaense (novo nome do estádio) durante o Campeonato Brasileiro de 2016. Em dezesseis partidas disputadas pela competição em casa, conseguiu doze vitórias, dois empate e apenas uma derrota, derrota esta para o líder Palmeiras pelo placar mínimo de 0x1 na 20ª rodada, resultando em um aproveitamento de 84,4% como mandante. Destacamos a boa campanha da equipe em casa porque dos 45 pontos conquistados pelo Atlético no Brasileirão, 38 deles foram atingidos dentre da Arena, sendo o melhor mandante do Brasileirão deste ano.

Um dos diferencias da Arena Atlético Paranaense é o gramado sintético, o qual muitos jogadores das outras equipes ainda não estão acostumados, enquanto os atletas do Furacão já estão habituados. Uma forma de mostrar essa diferença é através dos números de gols marcados e sofridos pelo Atlético dentro do seu estádio: em dezesseis jogos em casa, a equipe marcou 22 gols e sofreu apenas 6, conseguindo um saldo de dezesseis gols positivos como mandante. Porém, não podemos colocar toda a vantagem do fator casa no gramado, já que segundo alguns jogadores de outras equipes que jogaram na Arena, o gramado sintético da Arena Atlético Paranaense é muita parecida com a grama natural. Outro fato que ajuda o Atlético a conquistar vitórias em casa é a sua torcida, que mesmo não lotando o estádio, (com capacidade para 42.372 espectadores), os atleticanos comparecem em todas as partidas e embalam a equipe mesmo quando o Atlético sai atrás no placar, como contra a Chapecoense na 29ª rodada, em que o Furacão sofreu o primeiro gol da partida, mas conseguiu virar para 3×1 contando com o apoio da sua torcida desde o início do jogo.

Boa defesa e vários goleadores

Zagueiro Thiago Heleno comemorando gol pelo Atlético.

Zagueiro Thiago Heleno comemorando gol pelo Atlético.

Como destacamos anteriormente, o Atlético Paranaense vem conseguindo manter um saldo positivo jogando em casa. Isso vem acontecendo graças a uma defesa bem organizada e um setor ofensivo que conta com alguns jogadores de qualidade que vem marcando gols importantes para as vitórias dentro da Arena da Baixada.

Se no começo do Campeonato Brasileiro o Atlético tinha uma defesa desorganizada, que sofreu oito gols nas primeiras quatro rodadas, hoje, na 29ª da competição, a equipe possui a melhor defesa do Brasileirão, ao lado do Flamengo, ambos com 26 gols sofridos. Se olharmos apenas as dezesseis partidas em casa, o setor defensivo formado pelos zagueiros Paulo André, Thiago Heleno e o goleiro Weverton sofreu apenas seis gols. Ou seja, a defesa atleticana em casa funciona muito bem, sendo uma peça muito importante para os resultados do time. Outro setor importante é obviamente o ataque, que em casa vem conseguindo bons desempenhos. Nas dezesseis partidas disputadas pelo Atlético em casa, o ataque marcou 22 gols, enquanto fora de casa foram apenas oito gols. Ao contrário de muitas equipes, o Furacão possui vários jogadores como “artilheiros”, já que dos 30 gols marcados pela equipe no Brasileirão, seis deles foram de Pablo, cinco de Hernani e quatro de André Lima, além de três gols do zagueiro Thiago Heleno, peça importante também da defesa.

Restando ainda nove rodadas para ser disputadas pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético Paranaense espera manter esses bons números como mandante, já que tem ainda quatro jogos dentro da Arena, o Clube espera também garantir sua vaga na Copa Libertadores do próximo ano, ficando entre os seis primeiros colocados.

Boas Apostas!