O portal francês “footmarseille” procedeu a um levantamento dos estádios que mais torcedores têm aportado nessa primeira fase da temporada esportiva no continente europeu. Conheça o top 5.

1º – Westfalenstadion (Borussia Dortmund)

Borussia DortmundA famosa “muralha amarela” continua erguida em Dortmund, no Westfalenstadion, palco com o número médio de espetadores por jogo mais elevado nessa etapa inicial da época no continente europeu. O time agora mandado por Lucien Favre tem estado em bom plano, lidera a Bundesliga e conta com uma média de 79 mil torcedores no seu reduto por desafio. Números impressionantes.

2º – Allianz Arena (Bayern de Munique)

A Alemanha é a nação mais representada tanto no top 5 quanto no top 10 dos palcos com maior assistência média no continente europeu. O Allianz Arena, estádio do atual detentor da hegemonia em solo alemão, surge no segundo posto do ranking com um registo médio de 75 mil espetadores por desafio, pese embora o início de temporada bem conturbado para o time da Baviera.

3º – Old Trafford (Manchester United)

A situação do Manchester United é em tudo idêntica à do Bayern de Munique. O time britânico não tem andando de braço dado com o sucesso nesse início de época. Os resultados esportivos não estão a corresponder às expetativas e a relação entre José Mourinho e os seus jogadores já conheceu melhores dias, tal e qual como acontece com Niko Kovac em Munique. Ainda assim, essa situação não tem afastado a torcida das arquibancadas do “Teatro dos Sonhos”, palco que tem albergado uma média de 74 462 espetadores por desafio.

4º – Camp Nou (Barcelona)

A reflexões relativas às situações de Bayern de Munique e Manchester United também se aplicam ao atual contexto no seio do Barcelona. Ainda assim, o time catalão liderado por Leo Messi continua a contar com uma média de 68 830 espetadores por desafio no reduto.

5º – Santiago Bernabéu (Real Madrid)

Um posto abaixo mas numa situação igualmente delicada, o Real Madrid vive a era pós-Ronaldo e a saída do craque português aparenta ter surtido um efeito negativo no que toca à presença nas bancadas. No encontro inaugural da atual edição da La Liga, o Real Madrid contou com menos de 50 mil adeptos nas arquibancadas, algo que não se verificava desde o último encontro antes da chegada de Cristiano Ronaldo. Nesse momento, a média se cifra nos 63 549 torcedores por jogos.

Aumentando a amostra para o “top 10”, se note que nesse “ranking” constam dois times britânicos (Tottenham e Arenal), outras tantas alemãs (Schalke 04 e Hertha Berlim) e uma escocesa (Celtic).

*Nota: esse ranking considera os palcos que têm albergado maior número de espetadores, mas não necessariamente os que apresentam maior taxa de ocupação (relação entre lugares disponíveis e ocupados).

Boas apostas!