A ronda dos 32 da Liga Europa 2018/19 arrancou na terça-feira com a realização do embate entre Fenerbahçe e Zenit (1-0), antecipado em função da realização do Galatasaray – Benfica agendado para hoje, em Istambul. Turcos e portugueses são dois dos oito times que caíram na prova após eliminação da Liga dos Campeões. Conheça os desafios que vão ter pela frente.

Galatasaray – Benfica | 15h55*

Foto: "Fabrice COFFRINI / AFP"

Foto: “Fabrice COFFRINI / AFP”

O Galatasaray, campeão turco em título, caiu na primeira fase da Liga dos Campeões ao ficar no terceiro posto do grupo D, junto com Porto, Schalke 04 e Lokomotiv de Moscovo. Já os “encarnados”, na altura sob as ordens de Rui Vitória, se despediram da fase de grupos da Liga dos Campeões ao ficarem na terceira posição do grupo E que reunia ainda Bayern, Ajax e AEK. O time otomano, reforçado no mercado de inverno, vai ter pela frente novamente um rival português depois de ter perdido os dois desafios com o Porto e a verdade é que a eliminatória não se avizinha fácil. Apesar do mau início de campanha que culminou no despedimento de Rui Vitória no início desse ano de 2019, o conjunto benfiquista atravessa uma boa fase, ainda não perdeu com o técnico Bruno Lage ao leme e até venceu por 10 a 0 (!) o Nacional da Madeira antes da visita à Turquia. O Gala é, de entre os times de Istambul, aquele que melhor tem resistido à crise que assola os principais emblemas daquele território, apostando todas suas fichas na Liga Europa.

Rapid Wien – Inter | 15h55

Polêmica novamente instalada no seio da Internazionale e com Mauro Icardi uma vez mais no centro. As críticas da sua agente e esposa Wanda Nara ao elenco da Internazionale não caíram bem no vestiário e Luciano Spalletti retirou a braçadeira de capitão ao argentino. Posto isto, Icardi se terá recusado a viajar com a restante comitiva para a Áustria. O ambiente é tenso no vestiário italiano antes da visita ao Ernst Happel, palco em que também não vão atuar Skriniar e Brozovic. Os austríacos querem aproveitar a situação para protagonizar uma das surpresas da rodada.

Club Brugge – RB Salzburg | 15h55

Pouco mais se poderia pedir aos belgas do Club Brugge que, na Liga dos Campeões, integraram o grupo A juntamente com Borussia Dortmund, Atlético de Madrid e Mônaco. Os belgas agudizaram a situação monegasca e asseguraram o terceiro posto, mas se desengane quem crê que os seis pontos conquistados pelo Brugge foram somados nos dois encontros com o Mônaco. O time flamenco foi empatar à casa do Borussia Dortmund e também conseguiu travar o Atlético de Madrid em uma igualdade sem gols. Esta quinta-feira, o Brugge vai ter pela frente o Salzburg, principal força do futebol austríaco.

FC Zurich – Napoli | 18h00

O Napoli tem que ser considerado um dos favoritos a vencer essa Liga Europa. Treinado por Carlo Ancelotti, um técnico com um vasto palmarés nas provas europeias, a equipe napolitana perdeu a vaga nas oitavas da Liga dos Campeões para Liverpool e PSG. A situação no campeonato italiano está consolidada e o Napoli dificilmente perderá o segundo lugar, pelo que optar por apostar nessa Liga Europa poderá muito bem ser uma opção. O FC Zurich, primeiro time a assegurar o acesso a essa ronda dos 32, é o adversário do time itlaiano.

Plzen – Dínamo Zagreb |18h00

O Vikotria Plzen cumpriu seu objetivo ao alcançar o terceiro lugar do grupo G da Liga dos Campeões, beneficiando da vantagem no confronto direto com os russos do CSKA de Moscovo que terminaram com os mesmos sete pontos. Os checos vão ter pela frente o Dínamo Zagreb, crónico campeão croata que nos últimos anos não se tem dado tão bem quanto isso nas provas europeias.

Celtic – Valência | 18h00

O Valência de Marcelino García Toral tem dado sinais de crescimento nas últimas semanas e os resultados estão à vista de todos. Os “Ché” ficaram para trás em um grupo da Liga dos Campeões no qual também estavam a Juventus, o Manchester United e os suíços do Young Boys. O Celtic, emblema que detém a hegemonia do futebol escocês, procurará contrariar o favoritismo espanhol.

Shakhtar Donetsk – Eintracht Frankfurt | 18h00

Munido de um forte contingente brasileiro, os ucranianos do Shakhtar Donetsk voltam a encontrar um rival germânico depois de terem defrontado o Hoffenheim na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe ucraniana se prepara para cumprir aquele que será seu primeiro encontro oficial nesta fase da competição e logo a uma das grandes sensações da Bundesliga 2018/19, o Eintracht Frankfurt. Uma coisa é certa: se adivinha um bom espetáculo entre duas equipes de propensão ofensiva.

*Horário de Brasília.

Boas apostas!