A Copa do Brasil Sub-20 é realizada desde 2012 quando o Vitória foi campeão sobre o Atlético Mineiro. Competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem como objetivo fomentar o incentivo a formação das categorias de base dos clubes brasileiros.

São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil Sub-20.

São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil Sub-20.

O resultado é a formação e surgimento de novos atletas, fomentando o futebol nacional como exige o Estatuto do Torcedor. Fazem parte da Copa do Brasil Sub-20, os vinte participantes do Campeonato Brasileiro Sub-20 do ano anterior, mais onze melhores colocados do Campeonato Brasileiro Sub-20 Série-B do ano anterior, mais o campeão da Copa Norte de Futebol Sub-20 do mesmo ano.

A Copa do Brasil Sub-20 tem como sistema de disputa o “mata-mata”, onde em chaves de dois times, decidem a vaga para a próxima fase em dois jogos, cada um deles como mandante, este sistema segue até a final. Nas duas primeiras fases, se o time visitante vencer por dois ou mais gols de diferença, consegue anular a partida de volta, já se classificando automaticamente para a próxima fase. Os campeões das quatro edições existentes deste jovem torneio foram, Vitória(PE) em 2012, o Santos(SP) em 2013, o Internacional(RS) em 2014 e o atual campeão do torneio São Paulo(SP) em 2015.

Oitavas de final da edição 2016

Quatro dos oito confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 2016.

Quatro dos oito confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 2016.

Nesta edição da Copa do Brasil de 2016, chegamos as oitavas de final e esperamos ter grandes jogos nesta fase. Vamos fazer um retrospecto de que forma estes times conseguiram chegar às oitavas de final.  O São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil Sub-20, chegou as oitavas após vencer por 1×3 o Sampaio Correa (MA), eliminando o segundo confronto.  O São Paulo (SP) jogará as oitavas contra o Náutico(PE), que por sua vez passou pelo Vasco da Gama(RJ) vencendo em casa por 2×0 e empatando no Rio de Janeiro por 1×1.

O Criciúma chegou as oitavas passando pelo Grêmio(RS), após empatar em casa por 1×1 e vencer o Grêmio no Rio Grande do Sul por 1×3. O Criciúma enfrentará o Goiás(GO) nas oitavas, o qual passou pelo Luverdense(MT), mesmo após perder na casa do Luverdense por 3×1, conseguiu fazer 4×0 no segundo jogo em casa.

O Atlético Mineiro (MG) time que foi vice-campeão da primeira edição do torneio em 2012, passou pelo Bragantino(SP) por um placar de 0x6 no primeiro jogo, eliminando o jogo de volta. O Atlético Mineiro pega o Botafogo(RJ) nas oitavas, time que passou pelo Figueirense(SC) por um placar de 1×3 em Santa Catarina, também eliminando o jogo de volta.

O Sport de Recife(PE) passou pelo Palmeiras(SP) após empatar por 0x0 em casa e vencer por 2×0 em São Paulo. O Sport enfrentará nas oitavas de final o Vitória(BA) que passou pelo CRB(AL) após duas vitórias de 1×0.

Outros quatro confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 2016.

Outros quatro confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20 2016.

O Fluminense(RJ) chegou as oitavas de final passando pelo Chapecoense(SC), após empatar o primeiro jogo em Santa Catarina por 1×1 e vencer o segundo jogo no Rio de Janeiro por 2×1. O Fluminense enfrentará nas oitavas o Bahia(BA) que passou pelo Paysandu(PA) após uma vitória de 1×3 eliminando o jogo de volta.

O Internacional chegou as oitava de final  após derrotar o Santa Cruz(PE) por 0x3 no primeiro confronto eliminando o jogo de volta. O Internacional enfrentará nas oitavas de final o Corinthians(SP) que venceu o Joinvile(SC) por 1×3 no primeiro confronto, eliminando o jogo de volta e classificando-se automaticamente para a fase seguinte.

A Ponte Preta(SP) chega as oitavas de final após empatar em 0x0 o primeiro jogo em casa contra o Flamengo(RJ) e empatar o segundo jogo no Rio de Janeiro por 1×1, passando de fase por critério de gol fora de casa. A Ponte Preta enfrenta nas oitavas o Cruzeiro(MG) que passou pelo Coritiba(PR), após uma vitória no Paraná por 1×2 e uma vitória em casa por 1×0.

O Santos(SP) chega as oitavas de final após vencer o América(MG) por duas vezes, uma em Minas Gerais por 0x1 e outra em São Paulo por 3×2. O Santos enfrenta o Atlético Paranaense, que é o atual vice-campeão do torneio, perdendo a final de 2015 para o São Paulo(SP). O Atlético Paranaense chegou as oitavas de final após mesmo perdendo o primeiro jogo em Santa Catarina por 1×0 para o Avaí(SC), venceu bem em casa o segundo jogo por 3×0.

Boas Apostas!