O jornal italiano “Tuttosport” já divulgou os nomes dos cinco finalistas do Golden Boy 2018, premiação que distingue o melhor jovem do ano. Entre os últimos cinco atletas a concurso, tem um brasileiro.

Foto: "Real Madrid CF"

Foto: “Real Madrid CF”

Kylian Mbappé arrebatou a premiação em 2017 e, no rescaldo de um ano marcado pela conquista da Copa do Mundo ao serviço da França com apenas 19 anos, não consta entre os cinco finalistas do prêmio que distingue o melhor jogador sub-21 do mundo. O atacante do PSG era tido como forte candidato a nova distinção, mas depois de ter estado no primeiro lote de 20 finalistas, não consta entre os candidatos finais.

Vinícius Jr. é o representante brasileiro entre os últimos cinco atletas que vão discutir o prêmio que será atribuído no próximo dia 17 de dezembro, em Turim, na Itália.

A premiação será definida em função da votação de um painel composto por 35 jornalistas de alguns dos principais jornais europeus (20 países) que podem votar até dia 30 de novembro.

Vinícus Jr.

Utilizado no time principal do Real Madrid, Vinícius Jr também tem atuado pelo time secundário do clube da capital espanhola com frequência. O jovem vendido pelo Flamengo ao time “merengue” já se estreou a marcar no Bernabéu e  está entre os cinco finalistas do Golden Boy 2018.

Jogos em 2018/19 – desde que chegou ao Real Madrid: 11
Golos: 4
Assistências: 1

Justin Kluivert

É mais um “wonderkid” da “cantera” do Ajax e tem uma herança pesada em ombros, delegada pelo seu pai, Patrick Kluivert. O atacante que tem sido opção regular no time da Roma também está entre o lote de candidatos finais à conquista da distinção em virtude da boa época que tem vindo a fazer na capital italiana.

Jogos em 2017/18: 36
Golos: 11
Assistências: 5

Jogos em 2018/19: 11
Golos: 1
Assistências: 1

Matthijs de Ligt

Para além de Kluivert, a Holanda tem outro representante nesse lote final de cinco candidatos ao Golden Boy 2018. Matthijs de Light já é figura na zaga do Ajax e da seleção da Holanda, tem sido alvo de grande cobiça por parte de vários “tubarões” europeus e a saída no final da temporada parece um dado praticamente adquirido para a diretoria do clube de Amesterdão, podendo render muitos milhões aos “Godenzonen”.

Jogos em 2017/18: 39
Golos: 3
Assistências: 3

Jogos em 2018/19: 23
Golos: 2
Assistências: 1

Patrick Cutrone

Suas boas prestações fizeram com que o AC Milan abdicasse de André Silva, cedido ao Sevilha. O jovem italiano surge como principal alternativa a Gonzalo Higuaín, atacante argentino adquirido nesse verão pelo time “rossonero”. Cutrone tem conseguido suas oportunidades e segue na lista de finalistas.

Jogos em 2017/18: 46
Golos: 18
Assistências: 6

Jogos em 2018/19: 15
Golos: 6
Assistências: 1

Alexander-Arnold

Jurgen Klopp tem confiado nas qualidades de Alexander-Arnold, finalista vencido da Liga dos Campeões e semifinalista da Copa do Mundo com a Inglaterra. A presença do jogador nesse lote de cinco finalistas se justifica atendendo aos feitos da última temporada com apenas 20 anos de idade mas simultaneamente por tudo aquilo que tem feito nesse arranque de época.

Jogos em 2017/18: 34
Golos: 3
Assistências: 3

Jogos em 2018/19: 15
Golos: 1
Assistências: 2

Boas apostas!