Oriente Petrolero – Wilstermann (Copa Libertadores)
Oriente Petrolero e Wilstermann se enfrentam na próxima quinta-feira, dia 01 de Fevereiro às 22h30, no Estádio Ramón Aguilera Costas (Santa Cruz de la Sierra). Este jogo é referente à 2ª rodada (confronto de Ida) da fase classificatória da Copa Libertadores da América de 2018. O Oriente Petrolero até o momento disputou dois jogos, tendo vencido um e perdido um. No total a equipe marcou três gols e sofreu também três. Lembrando que o Petrolero conquistou a sua vaga para a fase preliminar após ter obtido a melhor pontuação na temporada de 2016/17. Outro dado importante é que o Petrolero soma vinte e uma participações nesta competição. Sua melhor campanha ocorreu em 1988, quando naquele momento conseguiu chegar as quartas de final.
Esta será a sua segunda partida em seus domínios pela Libertadores de 2018. Em seu primeiro compromisso nestas condições o Oriente Petrolero superou o Universitario Lima por 2-0. Lembrando que apesar de ter sido inferior na posse de bola com 44%, foi superior nas finalizações com direção ao gol. Vale também observar o seu rendimento dentro de casa diante de seus últimos dez duelos pela Primeira Divisão, tendo vencido cinco confrontos, empatado três e perdido dois, ou seja, sofreu apenas duas derrotas e ao mesmo tempo conquistou em sua maioria vitórias, fora também os seus três empates. Jogando nestas condições apresentou uma média de 1.90 gols marcados e uma média de 1.10 gols sofridos, demonstrando principalmente um bom rendimento ofensivo. Lembrando que a equipe terminou na sexta posição do seu campeonato.
Vale também observar que a sua última participação pela Libertadores ocorreu em 2016, quando naquele momento não passou da Primeira Fase após ter sido superado pelo Santa Fe. Destacamos também que em 2014 por exemplo o Oriente Petrolero também foi eliminado nesta mesma fase, porém, desta vez frente ao Nacional Uruguai. Depois de ter avançado com dificuldades frente ao Universitario Lima a equipe volta a jogar dentro de casa, onde conquistou a sua única vitória até aqui. Vale observar que Rosales e Duk estão fora devido à suspensão. Com a maioria de seu elenco mantido, a equipe busca dar sequência aos seus bons jogos dentro de casa, onde em sua maioria conquistou resultados positivos pela Primeira Divisão.
Provável Escalação: Gómez; Zampiery, Mancilla, Paredes, Román, Sejas, Sánchez, Haquin, Meza, Freitas e Mercado.
O Wilstermann e ao contrário do seu adversário estará fazendo a sua estreia na competição. Vale lembrar que a equipe conquistou a sua vaga após ter obtido a melhor pontuação no Torneio de Clausura 2017. No total o Wilstermann soma dezoito participações. Destacamos que foi a primeira equipe Boliviana a participar de uma Libertadores e também a passar para a segunda fase. Outro dado é que foi também a primeira equipe a eliminar um time Brasileiro na fase de mata-mata, fora o fato de que é a única tricampeã Nacional.
Como a equipe estará fazendo a sua estreia na competição fora de seus domínios, é importante observarmos o seu rendimento nestas condições pela Primeira Divisão de 2017, onde em seus últimos dez jogos disputados fora por exemplo, o Wilstermann venceu quatro confrontos e perdeu seis, ou seja, alternou entre vitórias e derrotas, tendo em sua maioria sofrido derrotas. Nestas condições apresentou uma média de 1.40 gols marcados e uma média de 1.80 gols sofridos, demonstrando que apesar do seu setor ofensivo ter funcionado, o defensivo deixou e muito a desejar. Lembrando que a equipe terminou na terceira posição do seu campeonato e obteve o segundo melhor rendimento ofensivo.
A equipe não iniciou bem 2018, pois pela primeira rodada de 2018 (Abertura), acabou sofrendo uma dura derrota fora de casa após ter sido superado pelo Bolivar por nada menos que 5-1. Lembrando que a sua última participação pela Libertadores ocorreu em 2017, quando naquele momento pelas quartas de final foi eliminado frente ao River Plate. Para esta partida e como ponto positivo podemos destacar que o elenco é praticamente o mesmo de seus últimos confrontos de 2017. Já os destaques ficam por conta dos Brasileiros Alex Silva e Serginho.
Provável Escalação: Arancibia; Alex Silva, Zenteno, Ortíz, Chávez, Melean, Machado, Vaca, Pedriel, Álvarez e Serginho.
Observamos vantagem por parte do Wilstermann após ter conquistado três vitórias. Já o Petrolero venceu dois jogos. Também podemos observar que em três confrontos ambas não marcaram, porém, e por outro lado, em quatro partidas ocorreram pelo menos dois gols por duelo. Destacando que o Oriente Petrolero dentro de casa venceu as suas duas partidas que disputou frente ao Wilstermann.
Petrolero | 2-1 | Wilstermann | Clausura 2017/18 |
Wilstermann | 2-0 | Petrolero | Clausura 2017/18 |
Wilstermann | 5-1 | Petrolero | Clausura 2016/17 |
Petrolero | 2-0 | Wilstermann | Clausura 2016/17 |
Petrolero | 0-1 | Wilstermann | Apertura 2016/17 |
Para esta primeira partida entre Bolivianos o Oriente Petrolero jogará dentro de casa e chega como favorito. Lembrando que em seus dois jogos nestas condições conseguiu superar este adversário. Apesar disto, o visitante Wilstermann é uma equipe que no decorrer de sua história conseguiu chegar mais longe nesta competição. Outro dado é que enquanto o Wilstermann terminou na terceira posição e obteve o segundo melhor rendimento ofensivo da Primeira Divisão, o Petrolero terminou na sexta posição. Vale também observar que dentro de casa o Petrolero nestas condições conquistou em sua maioria bons resultados, enquanto o Wilstermann fora não foi tão eficiente assim. Visto isto e levando em conta todos estes dados, o mais provável será um confronto de certa forma mais equilibrado entre estas equipes e com poucos gols no placar final, principalmente em um primeiro momento. Assim e pensando com segurança, optaremos por menos de 1 gol na primeira etapa, pois se o primeiro tempo terminar com um gol, teremos o nosso investimento devolvido.