Um ano depois de o modesto time do Les Herbiers do terceiro escalão ter chegado na final da Copa da França, as oitavas da competição voltam a contar com vários emblemas dos escalões secundários. Das 16 equipas que seguem em prova, sete disputam as divisões secundários do futebol gaulês. Na pior das hipóteses, duas delas se apurarão para as quartas.

PSG encara time do terceiro escalão

Foto: "MARC OLLIVIER/Ouest France"

Foto: “MARC OLLIVIER/Ouest France”

Derrotado pelo Lyon no domingo (2-1), o PSG retorna ao “local do crime” nessa quarta-feira (6) para um duelo totalmente distinto em termos de exigência. O vencedor das últimas quatro edições da Copa da França vai ter pela frente o modesto Villefranche-sur-Saône, time que compete no terceiro escalão do futebol gaulês e, curiosamente, no último final de semana até derrotou o finalista vencido da última edição da competição: o Les Herbiers (2-0). Para chegar nessa etapa da competição, o PSG já deixou pelo caminho o GSI Pontivy (0-4) e o Strasbourg (2-0). Thomas Tuchel se prepara para promover várias alterações à entrada para esse compromisso ante um time que de momento se encontra a brigar pela fuga aos últimos lugares da classificação do terceiro escalão.

Amadores do Vitré

O AS Vitré é disputa o National 2, equivalente à quarta divisão do futebol gaulês. O time da Ille-et-Villaine, na Bretanha, é o menos cotado de entre os que estão a disputar essa etapa da Copa de França. No grupo C da respetiva divisão (National 2), o Vitré está a lutar pela manutenção e enfrenta times como o PSG B ou o Le Havre B. Ironia das ironias, para chegar nessa fase, o Vitré eliminou… precisamente o Le Havre, mas a equipe principal, por 3-0! Nas oitavas da Copa da França, o Vitré vai enfrentar o Lyon Duchère, emblema dos arredores da cidade de Lyon tal como o próprio nome indica que disputa o National 3, equivalente ao terceiro escalão. Para chegar aqui, o Duchère alcançou um grande feito: bateu o Nîmes da Ligue 1 por três golos sem resposta. O Duchère quer confirmar seu estatuto de favorito.

No outro encontro entre equipes dos escalões inferiores, Metz e US Orléans vão estar frente a frente.

IC Croix de olho na promoção

O IC Croix disputa o equivalente à quarta divisão francesa, mas lidera a tabela classificativa ao cabo de 17 jornadas e ambiciona alcançar a promoção. A grande maioria dos seus jogadores são amadores, mas isso não retira a ambição ao Croix de conseguir ir além também nesta Copa de França e eliminar o Dijon do escalão máximo.

O Bastia, agora no quinto escalão devido a problemas financeiros, terá um reencontro com o Caen da Ligue 1.

Três encontros entre primodivisionários

No entanto, nem só de emblemas dos escalões mais baixos se fazem as oitavas da Copa de França, claro está. Nantes – Toulouse, Rennes – Lille e Guingamp – Lyon são os três confrontos entre times da Ligue 1.

IC Croix – Dijon (05/02)
Metz – Orléans (05/02)
Nantes – Toulouse (05/02)
Bastia – Caen (05/02)
AS Vitré – AS Lyon-Duchère (06/02)
FC Villefranche – PSG (06/02)
Rennes – Lille (06/02)
Guingamp . Lyon (07/02)

Boas apostas!