O clube alemão Schalke 04 anunciou a contratação da jovem promessa suíça Breel-Donald Embolo. O Schalke terá seu setor ofensivo reforçado de maneira significativa, em contrato assinado por cinco temporadas com o jovem atacante. Os valores da negociação não foram revelados, porém a imprensa alemã especulou algo em torno de € 25 Milhões (R$ 94 Milhões). O jogador vinha atuando na equipe do Basel da Suíça e conquistou juntamente com a equipe os três campeonatos suíço, nas últimas três temporadas, inclusive tendo feito dez gols em cada uma das últimas duas temporadas. Atualmente, o FC Basel é heptacampeão (sete vezes campeão) suíço.

O jovem atleta tem como local de nascimento Yaoundé na  Jamaica, porém Breel-Donald Embolo se mudou ainda criança para a Suíça juntamente com sua mãe e seu irmão. Começou sua carreira futebolística no Nordstern quando chegou aos 9 anos de idade e jogou de 2006 a 2008, depois passou pelo Old Boys de 2008 a 2010. Foi quando no mesmo ano foi para o Basel, terminando sua formação nas categorias de base do clube Suíço. De 2014 em diante começou a atuar na equipe principal do Basel. Durante sua formação no clube Basel, o jogador também começou a participações na seleção suíça desde 2012, no Sub-16, conseguindo chegar a equipe principal da seleção Suíça em 2015, com apenas 18 anos, se tornando uma verdadeira promessa.

A jovem promessa suíça

Pogba e Embolo, no jogo entre França e Suíça na Eurocopa 2016.

Pogba e Embolo, no jogo entre França e Suíça na Eurocopa 2016.

Depois de já ter participado das categorias de base da seleção suíça desde 2012, quando ainda atuava pelo Sub-16, o jogador participou foi acumulando experiência nos Sub-20 e Sub-21, chegando à seleção principal em 2015. Neste ano Embolo atuou na Eurocopa 2016 pela seleção principal da Suíça. Embola jogou todas as quatro partidas da fase de grupos, sendo inclusive titular no jogo contra os anfitriões franceses. A partida ficou marcada por várias camisas da Suíça rasgadas, inclusive a de Embolo.  Ao total foram sete jogadores que tiveram suas camisas rasgadas, algumas tendo sido rasgadas mais de uma vez. Um comentário que chamou bastante a atenção da imprensa e bastante repercutida, foi o comentário do meia da seleção suíça Xherdan Shaqiri, o qual falou: “Espero que a Puma não fabrique preservativos…”. Inclusive em mais um lançe totalmente inusitado, a bola rasgou no meio, em uma dividida entre o atacante francês Griezmann e o suíço Behrami.

A Suíça terminou a fase de grupos em segundo lugar do Grupo A, somente atrás da França. A Suíça conquistou cinco pontos na fase de grupos, com uma vitória, dois empates e nenhuma derrota. A seleção suíça marcou ao total apenas dois gols e sofreu um. A Suíça foi eliminada nas oitavas de final em jogo contra a Polônia, depois de um empate em 1×1, o jogo foi para os pênaltis e o jogador Xhaka da Suíça perdeu sua cobrança e a Polônia venceu por 5×4.

Veltins-Arena, estádio do Schalke 04 (Padrão FIFA e com teto retrátil).

Veltins-Arena, estádio do Schalke 04 (Padrão FIFA e com teto retrátil).

O Schalke 04 já começou de forma positiva a pré-temporada, conseguiu fazer uma grande contratação e venceu uma disputa contra grandes clubes do futebol europeu como os clubes alemães Wolfsburg e RB Leipzig, o espanhol Barcelona e os ingleses Tottenham e Manchester United, alguns dos clubes que também desejavam a contratação do atacante suíço.

O atacante fez 25 gols em 85 partidas oficiais que fez pelo clube suíço FC Basel, “Com Bréel Embolo ganhamos um grande talento cobiçado por muitos dos principais clubes da Europa, e já tem muita experiência internacional” comentou Christian Heidel, diretor esportivo do Schalke 04. O que se espera é que o suíço Breel Embolo possa fazer muitos gols pelo clube alemão, que é o quarto maior campeão da Bundesliga (Campeonato Alemão) com sete títulos conquistados e tem direito de usar duas estrelas em sua camisa, já que a federação alemã só permite o clube utilizar duas estrelas somente a partir de cinco  títulos conquistados, para usar três estrelas, somente a partir de dez títulos conquistados e quatro estrelas somente a partir de vinte títulos conquistados, que é o caso do Bayern de Monique, que é o maior detentor de títulos e com vinte e seis títulos. O Schalke 04 tem como sua casa a Veltins-Arena, estádio padrão FIFA, utilizado na Copa do Mundo de 2006, com capacidade de 62.271 pessoas em pé e sentados, porém com 54.740 lugares somente sentados. O estádio conta com um moderno sistema de cobertura retrátil, agora esta será a nova casa da revelação suíça Breel Embolo.

Boas Apostas!