O campeonato da Europa não mais voltará a ser o mesmo. A última edição da competição, totalmente disputada em França no ano passado, foi a última totalmente disputada em uma só nação. Fique a par das novidades no dia em que a UEFA, organismo que tutela o futebol europeu, definiu as 12 cidades que vão acolher a competição.

Foto: "UEFA"

Foto: “UEFA”

Após uma edição marcada pelo alargamento do número de seleções participantes no certame como forma de “democratização” do futebol europeu, a UEFA introduziu uma nova competição que visa tentar dar lugar às seleções teoricamente mais frágeis em uma fase final: a liga das nações da UEFA. Para além disso, o campeonato da Europa não mais será o mesmo. Em 2020, contrariamente ao que tem vindo a acontecer, a prova que reúne as melhores seleções da Europa não será disputada em um só país, sendo jogado a uma escala bem mais alargada: 12 cidades europeias vão acolher jogos da competição.

O apuramento ainda nem sequer arrancou e longe vai a data do sorteio, mas cada chave já tem cidades atribuídas. Os quatro times do grupo A jogarão no estádio Olímpico de Roma, palco do jogo de abertura da prova, bem como em Baku, capital do Azerbaijão. Os times do grupo B jogarão em Amesterdão, na Holanda, e Bucareste, capital romena. O renovado estádio do Zenit, na longínqua São Petersburgo, acolherá jogos do grupo C tal e qual como Copenhaga, capital dinamarquesa.

Quem ficar inserido no grupo D terá o prazer de pisar aquele que será o palcos das semis e da final: o mítico Wembley, em Londres. Não muito longe, também no Reino Unido, Glasgow será palco de alguns jogos do grupo C. Espanha também entra na rota do europeu mas nem o Bernabéu nem o Camp Nou serão palcos de decisão. O San Mamés, em Bilbau, acolherá as partidas do grupo E, tal e qual como o Aviva Stadium em Dublin, República da Irlanda.

Por fim, no grupo F, Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria) são as cidades designadas.

Uma vez que não haverá só um país organizador, todas as seleções envolvidas terão que disputar a fase de classificação. O benefício das seleções dos países que se apurem será disputar pelo menos dois jogos no seu território, segundo a UEFA.

O organismo que gere os destinos do futebol europeu excluiu Bruxelas como cidade-anfitriã da competição devido a constantes atrasos na construção do Eurostadium, palco designado para receber a competição.

Boas Apostas!