O brasileiro Neymar ganhou grande destaque nos últimos anos, iniciando sua carreira no Santos, vencendo várias competições, incluindo até mesmo a Copa Libertadores. Com isto foi contratado pelo Barcelona, onde venceu mais uma vez o campeonato continental, desta vez, a Liga dos Campeões. Em meio a tudo isto, se destacou na seleção brasileira, esteve entre os três melhores do mundo, ao lado de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Além disto, fez vários gols importantes nos clubes e também na seleção, sempre colaborando nas conquistas dos títulos. Assim foi desejado pelo clube francês Paris Saint-Germain, sendo então contratado por uma grande quantia, o que mais uma vez lhe deixou com “peso de ouro” estando de fato entre os principais jogadores do planeta. Diante de tudo isto, é claro que existia a expectativa para Neymar brilhar na Copa do Mundo, já que grandes jogadores se destacaram nesta competição, porém o mundial não foi da maneira que Neymar desejava, portanto vamos analisar o que tudo isto representou para o atacante brasileiro.

Neymar e a Copa do Mundo de 2018

É importante lembrar que Neymar já tinha participado do mundial de 2014, onde fez bons jogos e ainda devido a uma lesão, ficou de fora da vergonhosa eliminação da seleção brasileira diante da Alemanha, onde perdeu pelo placar de 7X1, assim Neymar foi um dos menos criticados em 2014, além disto, como já foi dito, o jogador continuou evoluindo e tudo isto aumentou ainda mais as expectativas para 2018, onde não somente os brasileiros, mas o mundo todo aguardava para ver seu desempenho. Porém o que aconteceu não foi nada agradável, já que ao longo da competição, Neymar simulou inúmeras faltas, se atirou no gramado de maneira desnecessária, arrumou confusões dentro de campo, ofendeu árbitros, mostrou indisciplina e desta forma ficou com a imagem manchada, tendo em vista que nos dias atuais, todos os movimentos dos jogadores dentro de campo são totalmente controlados, com replay e várias câmeras. Um grande exemplo foi a nova tecnologia implementada, como o VAR, que analisa os lances mais duvidosos, como por exemplo, quando Neymar simulou um pênalti diante da Costa Rica, e o arbitro consultou o VAR e julgou que o brasileiro estava simulando. Diante de todo este contexto, Neymar chegou a ver seu nome sendo motivo de piada ao redor do mundo, desde vídeos feitos por criança até frases de celebridades que se colocaram contra as simulações e problemas que o jogador apresentou dentro de campo. Além disto, Neymar chegou ao mundial estando entre os três melhores do plante, mas após o final da Copa do Mundo, nem todos concordam com isto, tendo em vista todos estes problemas listados acima, incluindo o fato de outros jogadores terem se destacado mais, como por exemplo, Modric e Mbappé.

Neymar e o futuro

Com certeza Neymar tem a possibilidade de apagar esta mancha em sua carreira, já que possui grande qualidade e muita técnica, desta forma pode corresponder dentro de campo. Também será preciso deixar as simulações de lado e evitar se atirar tanto no gramado, para então a torcida voltar a acompanhar o bom rendimento do jogador. Durante o mundial, o nome de Neymar era falado até mesmo em clube como o Real Madrid, porém o seu clube atual, Paris Saint-Germain já garantiu a presença do jogador. De qualquer forma Neymar está cercado de pessoas para lhe apoiar, possui milhões de fãs espalhados por todo o mundo, conta com toda a estrutura de um clube poderoso, e ainda é dono de grande talento, ou seja, tem todas as oportunidades para mostrar que realmente é dono de um excelente futebol e que pode até mesmo um dia ser o melhor do mundo.