O primeiro finalista da Copa da França já está encontrado. Antes de se realizar essa partida da semi, uma coisa já era certa: o segundo troféu mais importante do futebol gaulês teria um finalista do terceiro escalão. O time amador do Les Herbiers fez história.

Foto: "LOIC VENANCE / AFP"

Foto: “LOIC VENANCE / AFP”

A noite de terça-feira foi histórica para o futebol gaulês. Les Herbiers e FC Chambly, dois emblemas que militam na terceira divisão da França, se enfrentaram nas semis da Copa da França, etapa da competição disputada a uma só mão. Nesse invulgar confronto em uma fase tão avançada da prova, os donos da casa levaram a melhor e triunfaram por dois a zero no Parc des Sports Massabielle.

O Les Herbiers passou para a frente do marcador logo aos 28 do primeiro tempo, graças a um gol de Florian David. A diferença miníma no marcador se manteve até aos últimos dez minutos do encontro, altura em que Ambroise Gboho fez o dois a zero e praticamente selou o apuramento do time para a decisão do segundo troféu mais importante da França. O dia 17 de abril de 2018 ficará para sempre na história desse emblema fundado há quase um século – 1919.

Em termos classificativos no modesto terceiro escalão, nenhuma das duas equipes está sequer envolvida na luta pela ascensão ao segundo escalão. Vejamos: o Les Herbiers ocupa o 10º posto da classificação e o Chambly luta pela manutenção, surgindo como o emblema imediatamente a seguir à linha de perigo.

Em seu percurso nessa Copa da França, o Les Herbiers ultrapassou sete adversários, nenhum deles do primeiro escalão. Bateu o Balma SC (0-2), o SC Romorantin (2-1), o Angoulême CFC (1-2 a.p), o FC Saint-Lô (1-2), o Auxerre (0-3), o Lens (0-0; 4-2 g.p) e finalmente o Chambly (2-0).

No encontro que vai decidir quem ergue o troféu, o Les Herbiers terá que medir forças com um time da Ligue 1.  A segunda semi da competição está agendada para esta noite e dita a deslocação do PSG, já campeão da França, à casa Caen. Todo o cenário que não envolva a conquista do troféu por parte do time da capital gaulesa será um choque. De resto, as últimas três edições da competição foram ganhas precisamente pela equipe da capital, detentora de 11 edições da competição.

Boas Apostas!