Chegamos à trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2016 e já temos definido o grande campeão desta edição, o time de Goiânia, Atlético Clube Goianiense. Os Dragões como são conhecidos, alcançaram a marca de setenta pontos, tornando-se inalcançáveis para outros clubes que estão na disputa. No jogo que definiu o grande campeão da edição de 2016, os Dragões jogaram em casa e venceram o já rebaixado Tupi Football Club por 5 x 3, em um jogo emocionante. O Tupi que ainda tinha chances matemáticas de escapar do rebaixamento, deu muito trabalho à equipe Goianiense. Os Dragões abriram o placar aos 15’, o Tupi empatou aos 28’. Os Dragões fizeram 2×1 aos 43’ e terminaram o primeiro tempo na frente. Na volta para o segundo tempo, o Tupi foi com tudo para virar o jogo, pois precisava da vitória para continuar sonhando com a permanência na Série B e surpreendeu a todos virando a partida para 2×3 com gols aos 57’ e 62’. A torcida presente no estádio ficou perplexa e não acreditava no que estava acontecendo. Porém o Atlético Goianiense retomaria o jogo e aos 68’ empatou o jogo e virou aos 79’, já no finalzinho aos 87’ fez mais um e fez a torcida soltar o grito de campeão antecipado da Série B de 2016.

O Atlético Clube Goianiense já tinha sido campeão da terceira divisão do Campeonato Brasileiro (1990 e 2008), os Dragões vem tendo boas campanhas nos últimos anos, principalmente no regional, sendo campeão goiano em 2010, 2011, 2013 e 2014. Ao final desta trigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2016, os times que estão brigando na ponta de cima da tabela de classificação ficaram oito pontos atrás do grande campeão, o Club de Regatas Vasco da Gama e o Avaí Futebol Clube estão empatados com sessenta e dois pontos, o Esporte Clube Bahia fecha o G4 com sessenta pontos. Faltando apenas duas rodadas, mesmo que o Atlético Goianiense perca os dois jogos e Vasco e Avaí vençam seus dois compromissos, mesmo assim o Atlético Goianiense termina na ponta.

Destaques ofensivos 

Bill (Ceará / 14 gols) e Júnior Viçosa (Atlético Goianiense 9 gols).

Bill (Ceará/14 gols) e Júnior Viçosa (Atlético Goianiense/9 gols).

Esta edição do Campeonato Brasileiro Série B foi bastante concorrida, embora muitos tenham sido os destaques entre equipes e jogadores, quando buscamos os maiores goleadores da competição, temos o atacante que jogou pelo Ceará Sporting Club, Bill (32 anos) é o nome dele e por enquanto ele é o artilheiro da competição com 14 gols marcados. Os atacantes Nenê (35 anos) do Vasco da Gama e Felipe Gonçalves (25 anos) do Brasil de Pelotas vem na vice-artilharia com 13 gols cada. Mas a equipe que teve maior destaque com certeza o foi o Atlético Goianiense, o grande campeão antecipado. Os destaques dos Dragões ficaram com o seu setor ofensivo que funcionou muito bem, foram 57 gols marcados, uma média de 1,58 gols por partida, a melhor média do Campeonato Brasileiro da Série B de 2016. O atacante do Atlético Goianiense Júnior Viçosa, que atualmente tem 27 anos, fez 9 gols e deu 5 assistências durante a competição, outros destaques do time que ajudaram o time alcançar esta ótima média de gols foi o meia Luiz Fernando de apenas 20 anos que fez 7 gols e deu 2 assistências, o meia Magno Cruz de 28 anos que fez 7 gols e deu 7 assistências também foi outro destaque. Outro atacante do time, o jovem Alison de 20 anos, fez 6 gols e deu 3 assistências e também se destacou. Outros jogadores tem ainda 3 e 4 gols, portanto, vemos que o time do Atlético Goianiense teve bastante participação coletiva, principalmente em seu setor ofensivo, é o que provam os números.

Destaques defensivo do Brasileirão Série B 2016

Londrina Esporte Clube x Atlético Goianiense (2º turno).

Londrina E.C. x Atlético Goianiense (2º turno).

Ao buscarmos o melhor setor defensivo do campeonato, temos a equipe paranaense Londrina Esporte Clube, que sofreu apenas 28 gols, uma média de 0,77 gols sofridos por partida. No fim da disputa da 36ª rodada, o Londrina terminou na  6ª colocação, três pontos a menos que o Bahia 4º colocado.O Atlético Goianiense enfrentou o Londrina Esporte Clube no primeiro turno em Goiânia e perdeu uma de suas duas únicas partidas que foi derrotado em casa na competição, por 1×2. No segundo turno, o Atlético Goianiense deu o troco, visitou o Londrina e venceu por 2×3 dando o troco ao time paranaense.

Faltando ainda duas rodadas e 6 pontos em disputa, o Londrina tem chances reais de classificação entre os quatro primeiros colocados que conseguem acesso a elite do futebol brasileiro para 2017. Se o Londrina conseguir tal feito, alcançará seu quarto acesso em 6 anos. O clube paranaense que em 2011 foi campeão da  2ª divisão do Campeonato Paranaense, conseguindo acesso a elite do futebol paranaense, foi campeão paranaense em 2014 e conseguiu acesso à Série C do Brasileirão, em 2015 sendo vice-campeão do Brasileirão Série C, conseguiu acesso à Série B do Brasileirão e se terminar entre os quatro primeiros colocados na Série B deste ano, conseguirá o seu quarto acesso em 6 anos, chegando a elite do futebol brasileiro.

Veja também:

Atlético Goianiense garante acesso na Série B 2017

Londrina Esporte Clube, exemplo de Gestão

Boas Apostas!