O lote de times apurados para as quartas da Liga dos Campeões ficará completo nessa quarta-feira. As partidas de ida dos confrontos entre Lyon e Barcelona e Liverpool e Bayern terminaram empatados sem gols, deixando tudo para se jogar no Camp Nou e em Munique. Quem seguirá em frente? Os dois confrontos estão agendados para as 18h00, horário de Brasília.

Barcelona – Lyon

Foto: "AFP/Getty Images"

Foto: “AFP/Getty Images”

A expetativa generalizada para o primeiro duelo da eliminatória entre Barcelona e Lyon era a de uma partida com vários gols, tanto pela qualidade ofensiva das duas equipes, como pelas vulnerabilidades defensivas que espanhóis e franceses têm denotado. No entanto, o saldo final do desafio foi um empate sem gols que deixa tudo em aberto para a volta em Camp Nou. Se o favoritismo permanece todo do lado do Barcelona, por outra perspetiva, a verdade é que um empate com gols permitirá aos gauleses seguir em frente. Bruno Genésio descansou alguns habituais titulares no confronto do final de semana com o Strasbourg e acredita que é possível ir a Camp Nou assegurar o acesso à próxima fase da Liga dos Campeões, se inspirando no triunfo conquistado em pleno Etihad do Manchester City (1-2) na fase de grupos. Para além disso, o facto de não ter feito gols na ida não abala a confiança dos franceses, ou não estivéssemos a falar de uma equipe que, na “liga milionária”, só não fez gols precisamente na receção ao Barça.

Do lado “blaugrana”, as semanas que separaram os dois confrontos da eliminatória serviram apenas para reforçar a confiança do time de Ernesto Valverde. As duas vitórias consecutivas diante do Real Madrid no Santiago Bernabéu permitiram ao time levantar o astral após uma fase menos boa sobretudo do ponto de vista exibicional e continuar na luta por todos os objetivos. No final de semana, apesar de até ter estado em desvantagem na receção ao Rayo Vallecano, a verdade é que o domínio do Barça foi de tal ordem que nunca chegou a estar em causa.

Rafinha, jogador que vai falhar o resto da temporada, é a única baixa certa no Barça que tem ainda Ousmane Dembélé em duvida. Amine Gouiri não vai a jogo pelo Lyon devido a lesão.

Bayern de Munique – Liverpool

Se eram esperados gols na ida da eliminatória entre Lyon e Barcelona, que dizer do embate entre dois ataques “demolidores” como os de Bayern e Liverpool? O encontro na Allianz Arena promete, ou não estivéssemos perante o Liverpool, finalista vencido da última edição que continua a contar com ótimos recursos apesar da quebra recente, e do melhor Bayern de Munique da temporada. Os “Reds” já demonstraram na fase de grupos que têm capacidade para bater qualquer adversário e mantêm suas chances bem intactas na Premier League, restando a Jurgen Klopp gerir o time em função de dois objetivos dos quais não admite abdicar de nenhum deles, enquanto o Liverpool de Niko Kovac está a anos luz daquele que era há cerca de quatro meses atrás e atualmente já lidera a Bundesliga a par do Borussia Dortmund. No final de semana, o Liverpool entrou a perder com o Burnley e acabou vencendo por quatro a dois com dois gols de Roberto Firmino, novamente de “mira afinada”, ao passo que o Bayern deixou um grande aviso ao sector mais recuado dos “Reds” ao aplicar “chapa 6” ao Wolfsburg.

Corentin Tolisso e Kinglsey Coman ficam de fora por lesão no Bayern. Thomas Muller e Kimmich estão também indisponíveis dado que vão cumprir suspensão. No Liverpool, Joe Gomez, Dejan Lovren e Naby Keita se encontram lesionados.

Boas apostas!