José Mourinho e Pep Guardiola nem sempre foram inimigos, ou adversários, os dois trabalharam juntos no Barcelona no final da década de noventa, José Mourinho como adjunto técnico e Pep Guardiola comandando o meio de campo do clube catalão. Juntos os dois ajudaram o Barcelona a conquistar muitos títulos. Porém logo os dois estariam atuando como técnicos e em lados opostos.  Como técnicos, antes de se enfrentarem no duelo dos gigantes de Manchester, ao total foram dezesseis confrontos entre os dois. Os estilos diferentes dos técnicos sempre encheram os olhos dos bons admiradores do bom futebol, o português Mourinho sempre com um estilo especialista em se defender. Guardiola com um estilo antagonista ao do português, sempre teve um estilo ofensivo e que valoriza a posse de bola.

Abraço entre os técnicos no primeiro clássico de Manchester.

Abraço entre os técnicos no primeiro clássico de Manchester.

Nos dezesseis confrontos entre os dois técnicos, Pep Guardiola teve ampla vantagem, com sete vitórias, seis empates e somente três vitórias de José Mourinho. Porém as vitórias de Mourinho foram significativas, uma na semifinal da Liga dos Campeões de 2010, quando a Inter de Milão de Mourinho venceu o primeiro jogo contra o Barcelona de Pep por 3×1 em casa e no segundo jogo Mourinho armou uma retranca bem ao seu estilo e perdeu somente por 1×0 no Camp Nou e seguiu a final e conquistou o importante torneio daquele ano contra o Bayern de Munique. O duelo entre os técnicos se acentuou quando Mourinho foi para o Real Madrid, duelos marcados de grande rivalidade entre as equipes que comandavam, começava uma época de grandes confrontos entre Barcelona de Pep contra o Real Madrid de Mourinho. Nesta época, nos duelos dos times espanhóis, foram onze confrontos, com cinco vitórias do Barcelona de Pep, quatro empates e apenas duas vitórias do Real de Mourinho.

Em 2013, o técnico Mourinho iria para o Chelsea da Inglaterra, Pep Guardiola comandava o Bayern de Munique, nesta época os confrontos entre os dois técnicos ficou marcado somente em uma ocasião, na decisão da Supercopa da Europa, quando a partida terminou empatada, mas o Bayern foi campeão nos pênaltis por 5×4. Embora Pep Guardiola tenha vantagem nos confrontos com Mourinho, quando se trata de títulos, Mourinho leva vantagem com 23 títulos contra 22. Quando o assunto é Liga dos Campeões, temos um empate de títulos, Mourinho campeão de 2004 com o Porto e em 2010 com a Inter de Milão. Guardiola campeão em 2009 e 2011 com o Barcelona. Este ano os técnicos não vão se enfrentar pela Liga dos Campeões pois o Manchester United não disputará o torneio, porém os times se enfrentam no Campeonato Inglês e poderão disputar a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa.

United 1×2 City

Kevin De Bruyne foi o nome do jogo, anotou um dos gols.

Kevin De Bruyne foi o nome do jogo, anotou um dos gols.

O clássico de Manchester ocorrido no último dia 10 de setembro, foi o 17º duelo entre os treinadores. Mourinho e Guardiola voltaram a medir forças dessa vez pelos seus novos clubes, Manchester United de Mourinho e Manchester City de Pep Guardiola. O jogo no Old Trafford foi o primeiro clássico de Manchester da atual temporada. City e United estavam com nove pontos no topo da tabela da Premier League (Campeonato Inglês)  junto com o Chelsea, que jogaria no domingo e acabaria empatando em 2×2 com o Swansea City. O clássico de Manchester foi também a primeira vez que Mourinho e Guardiola se enfrentam na condição de vizinhos. Essa rivalidade sempre foi feita com ambos comandados times de países ou, no máximo, cidades diferentes.

No primeiro clássico de Manchester na temporada de 2016/17 sob o comando dos dois técnicos, quem levou a melhor foi o técnico Pep Guardiola. Com gols de Kevin De Bruyne e Kelechi Iheanacho para o Manchester City e com gol de Zlatan Ibrahimovich para os Red Devils, o resultado final ficou em 2×1 para o Manchester City, que de quebra se isolou na liderança do Campeonato Inglês, com quatro vitórias em quatro jogos somando 12 pontos, seguido por Chelsea com três vitórias e um empate somando 10 pontos e em terceiro o Manchester United com três vitórias e uma derrota somando 9 pontos.

Boas Apostas!