Encerrou-se a novela entre Botafogo e Walter Montillo. Depois de muita especulação sobre a sua volta ao futebol brasileiro, o meio-campista argentino finalmente acertou a sua vinda para o Botafogo para 2017.

Imagem divulgada pelo Botafogo anunciando a contratação.

Imagem divulgada pelo Botafogo anunciando a contratação.

O anúncio da contratação foi dado na última sexta-feira (22) em uma rede social oficial do clube carioca, que publicou uma foto com a camisa que será usada por Montillo no próximo ano. Logo depois da publicação botafoguense, o próprio jogador se pronunciou sobre a negociação. “Muito obrigado ao Botafogo por confiar em mim. Vou dar o meu melhor. Tomara que seja um 2017 muito bom para todos”. Com a confirmação da contratação do meio-campista, Montillo, que estava no futebol chinês, chegará ao Rio de Janeiro na próxima semana, quanto realizará exames e assinará seu contrato de um ano com o Botafogo. Essa será a quinta contratação da equipe carioca para a próxima temporada, onde voltará a disputar a Copa Libertadores, tendo contratado antes o goleiro paraguaio Gatito Fernández (ex-Figueirense), o lateral Gilson (ex-América-MG), o meio-campista João Paulo (ex-São Paulo) e o atacante Roger (ex-Ponte Preta). Além disso, o Botafogo ainda está em busca de mais um atacante, tendo William Pottker, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro de 2016, como um dos principais nomes para a vaga.

O desejo de contratar Walter Montillo já é antigo para o Botafogo, que ano passado já havia tendo trazer o jogador de volta para o futebol brasileiro. Com o fim do contrato entre o argentino e o Shandong Luneng, o Botafogo investiu forte para contratar o jogador, apresentando seu projeto para Montillo, que gostou e que depois de um mês de negociação, envolvendo também seu empresário, Sergio Irigotia, aceitou participar do elenco carioca. Ganhando destaque nas suas passagens por clubes brasileiros, como Cruzeiro e Santos, Walter Montillo esteve os últimos três anos atuando no futebol chinês, defendendo na última temporada o Shandong Luneng, onde disputou 34 partidas e marcou 13 gols, contando o Campeonato Chinês e a Liga dos Campeões da Ásia. Chegando ao Botafogo, o meio-campista terá a oportunidade de voltar a jogar a Copa Libertadores, principal competição sul-americana, além do Campeonato Brasileiro, tendo boas perspectivas com o Botafogo.

Walter Montillo

Montillo atuando pelo Shandong Luneng da China.

Montillo atuando pelo Shandong Luneng da China.

O experiente meia atacante argentino Walter Damián Montillo fechou com o Botafogo e promete ser um grande reforço na temporada 2017. Com seus 32 anos de idade, Montillo acumula passagens por times de várias nacionalidades além de ter servido a seleção argentina desde o Sub-20. Montillo estava atuando no futebol chinês desde 2014 quando ajudou o time Shandong Luneng a conquistar a Copa da China.

Formado nas categorias de base dos clubes argentinos Defensores de Arena e Talleres de Remedios de Escalada, clubes onde era levado pelo seu pai para treinar diariamente. Com 17 anos foi levado para fazer um teste no River Plate, seu time do coração. No River Plate o garoto se saiu bem, porém o clube afirmou já ter vários jogadores na posição de meio campo e aconselhou o garoto a fazer testes em outros clubes. Montillo acabou conseguindo espaço no San Lorenzo, onde chegou em 2002 e foi lançado profissionalmente no mesmo ano e após um bom início, chegando na temporada de 2002 levou azar de se contundir e perder a participação na conquista da Copa Sul-Americana de 2002, primeiro título internacional do clube. Em 2006 foi emprestado para o Monarcas Morelia, onde atuou até o fim de 2007, após boas apresentações, Montillo chamou a atenção de outros clubes e foi contratado pelo Universidad de Chile, onde foi jogar a partir de 2008 e ajudou o time a conquistar o Torneio Apertura de 2009 no Chile.

Em 2010 veio atuar no futebol brasileiro vestindo a camisa do Cruzeiro, onde permaneceu até 2012 e ajudou o time a conquistar o Campeonato Mineiro de 2011. Em 2013 foi para o Santos FC, onde ficou até 2014, quando foi negociado para o futebol chinês, atuar pelo Shandong Luneng. Agora em 2017 Montillo retorna ao futebol brasileiro, só que desta vez para atuar pelo Botafogo do Rio de Janeiro.

Boas Apostas!