Na Major League Soccer já se disputa a fase de todas as decisões. Após a conclusão dos grupos Este e Oeste, se inicia o percurso decisivo que será concluído com o apuramento do campeão. Os resultados do “play-off”, disputados nos últimos dois dias, já são conhecidos. Houston Dynamo, Columbus Crew, Vancouver Whitecaps e NY Red Bulls seguem para as semis da competição.

Foto via "ESPN"

Foto via “ESPN”

Na zona Este, a fase regular do campeonato culminou com o apuramento direto de Toronto FC (líder com 12 pontos de vantagem) e New York City para as semis da conferência. Chicago Fire, Atlanta United, Columbus Crew e NY Red Bulls seguiram para o decisivo “play-off” em que, naturalmente, 3º enfrentou o 6º e 4º e 5º jogaram entre si. Em Bridgeview, Illinois, o NY Red Bulls (6º), com o brasileiro Felipe Martins, “assaltou” a casa do Chicago Fire do compatriota Juninho ao vencer por quatro a zero, gols de Wrigjt-Phillips, Kljestan, Royer e Verón, resultado que permitiu marcar encontro com o Toronto FC a duas mãos, nada mais nada menos que o líder da fase regular da conferência. Na outra semi da zona, houve bem mais equilíbrio com a decisão a se prolongar até à discussão através de pênaltis.O Atlanta United de Tata Martino empatou sem gols com o Columbus Crew do brasileiro Artur e a decisão foi para a marca dos 11 metros, com vitórias forasteira por três a um perante os mais de 67 mil espetadores que marcarem presença nas arquibancadas do Mercedes-Benz. O adversário que se segue para o Columbus Crew é, claro está, o New York City de Pirlo e David Villa.

A Oeste, a situação foi idêntica: em uma partida houve lugar a goleada, na outra, o equilíbrio foi nota dominante. Na zona em que Portland Timbers e Seattle Sounder se apuraram de forma direta ao terminarem na liderança com os mesmos 53 pontos, o “play-off” ditou um Vancouver Whitecaps – SJ Earthquakes e um Houston Dynamo – Sporting KC. No primeiro duelo, o time canadiano fez tremer os Earthquakes e de que maneira, triunfando por cinco bolas a zero, com três gols uruguaios: Cristian Techera e Nicolás Mezquida (2). Entre Houston Dynamo e Sporting KC, a necessidade de recorrer a mais 30 minutos de futebol. Com os brasileiros Leonardo e Alex Lima no time titular eleito por Wilmer Cabrera, foi já sem ambos em campo, na prorrogação, que os Houston avançaram graças a um tento solitário do internacional pelas Honduras Alberth Elis. A Oeste, as decisões se jogam no Vancouver Whitecaps – Seattle Sounders e Houston Dynamo – Portland Timbers.

Os primeiros jogos do “play-off” da Conferência Este estão marcados para o dia 30 de outubro e 1 de novembro, enquanto a Oeste se joga a 31 de outubro.

Boas Apostas!