A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou nesta terça-feira (01) que a seleção alemã de futebol masculino terá um novo auxiliar técnico, trata-se do maior artilheiro de copas do mundo, o alemão Miroslav Klose. O anúncio foi feito um dia após o anúncio da renovação do atual técnico da seleção alemã Joachim Low, o qual renovou seu contrato até 2020.

Miroslav Klose teve anunciada sua aposentadoria na função de jogador de futebol no mesmo dia e automaticamente a DFB já anunciou que o ex-jogador deve exercer a função de auxiliar juntamente com a seleção alemã. Esta nova trajetória de Klose, a futura função de técnico de futebol, primeiramente passa pela necessidade de o ex-jogador conseguir o diploma cedido pela UEFA, isto se Klose quiser treinar algum time da Europa. Com esta função de auxiliar, o jogador já vai ganhando experiência enquanto faz o curso em paralelo. Klose já deve exercer a função de auxiliar na próxima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, no dia 11 de novembro contra a seleção de San Marino. No dia 15 de novembro, a Alemanha fará um amistoso contra a Itália, o último do ano.

Miroslav Klose, o novo auxiliar técnico da seleção alemã já comentou sobre sua nova função: “Na seleção eu comemorei o maior sucesso da minha carreira, foi lindo e nunca esquecerei. Esta ideia de retornar à equipe amadureceu nos últimos meses e agora tenho uma nova perspectiva, a de ser um treinador de futebol. Por isso tenho que desenvolver estratégias e analisar as táticas. Terei essa oportunidade com Löw, fico grato por poder aperfeiçoar na prática”, disse Klose.

Joachim Low

Joachim Low em entrevista coletiva durante a Eurocopa 2016.

Joachim Low em entrevista coletiva durante a Eurocopa 2016.

Joachim Low é o atual técnico da seleção da Alemanha que foi campeã mundial de 2014, o técnico comanda a seleção desde 2006 e teve seu contrato renovado recentemente até o ano de 2020. Joachim Low conseguiu fazer grandes temporadas a frente da seleção alemã, foi finalista da Eurocopa de 2008, chegou a semifinal da Copa do Mundo de 2010, chegou a semifinal da Eurocopa de 2012, conquistou a taça de campeão da Copa do Mundo no Brasil em 2014 com direito a famosa vitória por 1×7 contra o Brasil nas semifinais, a Alemanha acabou vencendo a Argentina na final por 1×0. Em 2016 chegou a mais uma semifinal, da Eurocopa.

Com experiência como jogador, Joachim Low atuou como meia em times alemães como SC Freiburg, VfB Stuttgart e Eintracht Frankfurt. O ex-jogador também teve passagens por clubes da Suíça como FC Winterthur e FC Fruenfeld. Joachim Low também teve passagem pela seleção da Alemanha Sub-21 em algumas oportunidades. Sua carreira como treinador começou no time em que se aposentou, o FC Frauenfeld, depois treinou vários clubes, entre eles clubes alemães  como VfB Stuttgart, suíços como Austria Wien e turcos como Fenerbahçe. Chegou a seleção da Alemanha em 2004 como auxiliar técnico de Jurgen Klinsmann e em 2006 assumiu a função de técnico.

Miroslav Klose

Miroslav Klose marcou o segundo gol da vitória histórica da Alemanha sobre o Brasil por 1x7.

Miroslav Klose marcou o segundo gol da vitória histórica da Alemanha sobre o Brasil por 1×7.

O experiente ex-atacante Miroslav Klose encerrou a carreira de jogador de futebol aos seus 38 anos de idade. Klose jogou na seleção alemã de 2002 a 2014 e fez história. A trajetória começou com o vice-campeonato do mundo para o Brasil na Copa do Mundode 2002 e terminou coincidentemente com título mundial na Copa do Mundo do Brasil. Foram 71 gols em 137 jogos. O ex-atacante é o detentor de mais gols marcados em  copas do mundo, foram 16 gols em 24 partidas. Foram 137 partidas pela seleção alemã e 71 gols marcados, marca que deixa Klose na condição de maior goleador da seleção da Alemanha, sendo superado somente em números de partidas disputadas, apenas Lothar Matthäus o supera com 150 jogos pela seleção alemã.

Foram cinco gols em 2002, cinco em 2006, quatro em 2010 e outros dois no título conquistado no Brasil, em 2014. Miroslav Klose desbancou Ronaldo Fenômeno que tinha 15 gols, o qual teve inclusive que narrar o gol que o superava durante a Copa do Mundo de 2014, onde Ronaldo trabalhou de comentarista da Globo. A Alemanha já estava com seu orgulho ferido, pois o antigo detentor do recorde era o alemão Gerd Müller com 14 gols marcados, agora a Alemanha volta a ostentar o recordista. Um atleta que deverá alcançar e ultrapassar Klose é outro atacante alemão, o nome dele é Thomas Muller que com apenas 27 anos, já acumula 10 gols em copas do mundo. Thomas Muller tem lugar certo na seleção da Alemanha em 2018, lá o jogador estará com 29 anos e para a outra Copa do Mundo ainda estaria com 33 anos, ou seja, Thomas Muller terá duas Copas do Mundo para tentar fazer mais sete gols e ultrapassar Klose.

Apesar das boas atuações na Copa do Mundo de 2010, Klose perdeu espaço no Bayern de Munique e acabou fechando com a Lazio em 2011. Na Itália ficou por cinco temporadas marcando 54 gols no Campeonato Italiano nesse período. Na temporada de 2014/15, fez só 14 jogos como titular. A temporada 2015/16 foi a última da carreira do atleta, foram 31 jogos e oito gols marcados.

Boas Apostas!