Na última quinta-feira (17) a seleção brasileira olímpica conseguiu eliminar nas semifinais a Nigéria por 6×0 e chegar mais uma vez à final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, onde enfrentará a Alemanha na busca pela primeira medalha de ouro olímpica no futebol brasileiro.

Rogério Micale é o treinador da seleção olímpica e sub-20 do Brasil.

Rogério Micale é o treinador da seleção olímpica e sub-20 do Brasil.

Porém, o treinador da seleção brasileira olímpica e sub-20, Rogério Micale, não tem apenas as Olimpíadas para se preocupar. Com os Jogos Olímpicos chegando ao fim, Micale tem que começar a pensar na preparação da seleção sub-20, que disputará o Campeonato Sul-Americano em 2017. Justamente por causa disso, Rogério Micale anunciou essa semana os jogadores convocados para participarem de dois amistosos que serão realizados no começo de setembro. Os jogadores convocados na última terça-feira (16) jogarão os dois amistosos contra a seleção sub-20 da Inglaterra, tendo como principal objetivo dar início a preparação da seleção brasileira para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017, que será disputado no começo do ano que vem no Equador, Micale começará a observar os jogadores que serão convocados para participar do torneio.

O primeiro amistoso será realizado no dia 1º de setembro, dentro do St. George’s Park, o centro de treinamento da seleção inglesa, mas não poderá ter torcedores, sendo fechado ao público. Já o segundo amistoso, que acontecerá no dia 4 do mesmo mês, será disputado no Aggborough Stadium, e poderá contar com a presença dos torcedores.

Convocados

Felipe Vizeu, Maycon, Malcom.

Felipe Vizeu, Maycon, Malcom.

A lista dos vinte jogadores convocados por Micale para defender o Brasil nos dois amistosos contra os ingleses foi divulgada no início da última semana, tendo como maior destaque a quantidade de jogadores que pertencem aos grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Dos vinte jogadores chamados, quatro desses atletas atuam por clubes paulistas, como Guilherme Arana do Corinthians e Lyanco do São Paulo, além de outros cinco jogadores presentes na convocação que defendem os principais clubes cariocas, como Lucas Paquetá do Flamengo e Douglas do Fluminense. Por outro lado, apenas quatro atletas atuam por clubes do exterior, como Allan no futebol alemão e Malcom no futebol francês. Confira abaixo os vinte jogadores chamados por Micale.

Goleiros: Caíque (Vitória-BRA), Daniel (Palmeiras-BRA);

Defensores: Dodô (Coritiba-BRA), Raul (Grêmio-BRA), Guilherme Arana (Corinthians-BRA), Gabriel (Avaí-BRA), Murilo Cerqueira (Cruzeiro-BRA), Lyanco (São Paulo-BRA), Robson (Santos-BRA);

Meio-campistas: Allan (Hertha Berlim-ALE), Caio Henrique (Atlético de Madrid-ESP), Douglas (Fluminense-BRA), Gerson (Roma-ITA), Lucas Paquetá (Flamengo-BRA), Maycon (Ponte Preta-BRA);

Atacantes: Caio Monteiro (Vasco-BRA), Felipe Vizeu (Flamengo-BRA), Malcom (Bordeaux-FRA), Matheusinho (América Mineiro-BRA), Richarlison (Fluminense-BRA);

Jogadores de destaque

Lyanco poderia jogar pela seleção brasileira ou sérvia, mas escolheu o Brasil.

Lyanco poderia jogar pela seleção brasileira ou sérvia, mas escolheu o Brasil.

Mesmo sendo jogadores com idade para estarem na categoria de base de seus respectivos clubes, vários dos jogadores convocados nesta semana já atuam na equipe principal de seus times. Como é o caso de Felipe Vizeu no Flamengo, que é até um dos artilheiros da equipe carioca em 2016, do meio-campista Douglas no Fluminense e o atacante Caio Monteiro atuando na equipe profissional do Vasco da Gama. Uma das surpresas na lista de Micale foi o zagueiro Lyanco, que está no São Paulo e que ainda não havia decidido se jogaria pela seleção do Brasil ou da Sérvia, já que tem as duas nacionalidades. Além disso, dentre os convocados, quatro deles tem idade olímpica, como o meia-atacante Matheusinho, o meia Lucas Paquetá e o goleiro Daniel.

Entre as novidades da equipe está o meio-campista Caio Henrique, que a pouco tempo fez sua estreia como profissional na equipe do Atlético de Madrid. O meio-campista Maycon, que pertence ao Corinthians, mas atualmente está emprestado para a Ponte Preta, está entre as surpresas chamadas por Micale, já que está será a primeira vez do jogador na seleção. Outra surpresa é a volta de Gerson, que está no Roma e não era convocado desde o início de 2015, assim como Malcom do Bordeaux, que está de volta a seleção sub-20 depois de uma pequena passagem pela seleção olímpica.

Boas Apostas!