O Botafogo do Rio de Janeiro, Botafogo de Futebol e Regatas, vem participando do Campeonato Brasileiro e está atualmente na décima colocação na tabela de classificação. São vinte e sete rodadas disputadas e o Botafogo conseguiu onze vitórias, cinco empates e onze derrotas. Com dificuldades no início da temporada por não ter casa fixa para jogar, por causa de seu estádio Nilton Santos ter sido cedido para o COI (Comitê Olimpico Internacional). Com esta dificuldade, a diretoria do Botafogo decidiu investir em um novo local para ter como casa fixa, a Arena Botafogo, inaugurada em julho de 2016 e que vem dando bons resultados a equipe. Trata-se do Estádio Luso Brasileiro na Ilha do Governador, onde foram investidos cerca de R$ 5 Milhões para ampliar o número de lugares com arquibancadas tubulares para 15 mil lugares. Após a inauguração da nova arena, em seis partidas disputadas em casa, foram quatro vitórias, um empate e somente uma derrota. Além da Arena Botafogo, outros destaques do Botafogo no brasileirão 2016 são os dois jovens atacantes Sassá e Neilton, juntamente com o experiente meia Camilo, que vem ajudando o time a conseguir bons resultados e a buscar lugares mais altos na tabela de classificação. Neste brasileirão, Sassá é o artilheiro da equipe com dez gols, Neilton com sete gols e duas assistências e o meia Camilo com seis gols e cinco assistências.

Camilo, o meia de 30 anos

Camilo na época em que atuava pelo Cruzeiro.

Camilo na época em que atuava pelo Cruzeiro.

Com uma boa participação no time do Botafogo-RJ neste brasileirão 2016, o meia Camilo de 30 anos tem participado da maioria dos jogos do Botafogo, são dezessete participações em vinte e sete rodadas, seis gols e cinco assistências.  Sua grande experiência no futebol profissional, começaram no Marília em 2006, passando pelo Cruzeiro em 2008, time que o emprestou para o Grêmio Barueri, Santo André, Ceará e América Mineiro, quando o meia foi vendido para o clube chinês Shanghai Shenxin em 2011. Em 2012 voltou para o Brasil para atuar pelo Botafogo-SP, no mesmo ano foi para o Avaí, em 2013 para o Mirassol e depois para o Sport. Em 2014 Camilo volta para o Botafogo-SP, em 2014 vai para o Chapecoense e em 2015 o jogador vai para a Arábia Saudita atuar pelo Al-Shabab e fica até 2016, quando o meia volta para o Brasil para atuar pelo Botafogo-RJ equipe que vem jogando atualmente. Embora o jogador não tenha conquistado muitos títulos, somente um Campeonato Mineiro em 2009 pelo Cruzeiro, o jogador tem excelente qualidade técnica e vem fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro.

Sondagens de outros clubes

Willian Arão, ex-Botafogo, agora no Flamengo.

Willian Arão, ex-Botafogo, agora no Flamengo.

O jogador Camilo vem fazendo uma ótima temporada e já chamou a atenção de outros clubes. Um destes clubes é o Flamengo, que é o atual vice-líder do brasileirão e já cobiçou outro jogador do Botafogo que jogou na Série B em 2015, o meia Willian Arão que foi contratado pelo Flamengo. Agora o Flamengo pensa em Camilo para substituir o jogador Alan Patrick, que atualmente joga no Flamengo, porém deve voltar para o Shakhtar Donetsk no fim do ano, quando  termina seu contrato de empréstimo. Outro clube que tem interesse em Camilo é o Atlético Mineiro, que vem fazendo uma boa campanha no brasileirão, atualmente na terceira colocação, o time mineiro tem interesse no jogador Camilo, para compor seu meio campo para uma futura participação na Copa Libertadores, mesmo interesse do Flamengo.

Embora o Botafogo esteja sofrendo sondagens por Camilo, o clube se mantém tranquilo, já que tem contrato com o meia até maio de 2018 e possui uma multa de R$ 15 Milhões para sua saída para clubes nacionais. Além disso, o Botafogo já está em negociação para aumento do salário e um contrato para aumentar o vínculo de Camilo com o clube, inclusive com uma multa de rescisão ainda maior. Outros jogadores do Botafogo que também estão sendo assediados são o atacante Sassá pelo Corinthians e o goleiro Sidão, que já está sendo considerado revelação e é peça fundamental do Botafogo. Estes jogadores são vistos como fundamentais para próxima temporada do Botafogo.

Boas Apostas!