Kylian Mbappé é o vencedor do Golden Boy 2017, prémio que consagra o melhor jogador sub-21 do mundo. O anúncio surgiu na manhã desta segunda-feira (23).

Foto: "AFP"

Foto: “AFP”

Assim que a lista de candidatos ao prémio Golden Boy 2017 foi revelada, Kylian Mbappé surgiu imediatamente entre os principais candidatos a vencer o galardão que é atribuído pelo jornal italiano “Tuttosport”, isso depois de ter sido  a maior revelação da temporada 2016/17. O jogador francês que também tem nacionalidade camaronesa sucede assim a Renato Sanches com 291 votos a seu favor num total de 300, número impressionante.

Nascido em Bondy, França, há 18 anos atrás, Kylian Sanmi Mbappé Lottin ascendeu ao time principal do AS Mónaco na temporada 2015/16 e, na seguinte, desempenhou um papel essencial tanto na conquista do título francês como na campanha do clube na Liga dos Campeões que culminou nas meias-finais da competição. As suas prestações despertaram a atenção de toda a Europa e o Real Madrid rapidamente surgiu como principal candidato a garantir seus serviços, em uma longa novela que se arrastou durante bastante. Não obstante, os 26 gols marcados e as boas exibições nos 44 jogos que disputou fizeram com que Kylian Mbappé rumasse ao milionário PSG, se convertendo no segundo jogador mais caro da história do futebol. Uma vez que o time parisiense já tinha contratado Neymar Jr nessa edição do mercado, a transferência de Kylian Mbappé ainda não se efetivou, estando no Parc des Princes a título de empréstimo por esta temporada com uma cláusula de compra obrigatória no valor de 180 (!) milhões de euros, valor que vai ser pago no próximo verão.

Internacional pela França, Mbappé não sentiu dificuldades de adaptação nessa chegada a Paris e tem sido titular indiscutível para o técnico Unai Emery. Até ver, apontou quatro gols com a camisa do PSG, dois deles na Ligue 1 e outros tantos na Liga dos Campeões.

Ousmane Dembélé em segundo

Kylian Mbappé conquistou a distinção de forma arrebatadora, ao receber 291 dos 300 votos em um concurso votado por jornalistas de vários países. Nos outros dois lugares do pódio ficaram Ousmane Dembélé, jogador que esta temporada deixou o Borussia Dortmund para rumar ao Barcelona e Marcus Rashford, jogador do Manchester United. O brasileiro Gabriel Jesus figurava como uma das principais ameaças a Mbappé, algo que acabou por não se verificar. Mbappé se converte, desta forma, no terceiro jogador de nacionalidade francesa a vencer o prémio desde que é “Golden Boy” (2003). Antes, Paul Pogba (2013) e Anthony Martial (2015) tinham sido eleitos.

Boas Apostas!