O zagueiro Mats Julian Hummels, mais conhecido como Mats Hummels, tem atualmente 27 anos e tem 1,92m de altura. Sua história no futebol começa nas categorias de base do Bayern de Munique, clube onde ficou por dez anos, o zagueiro chegou aos sete anos de idade e ficou até os dezessete anos. Em 2005 subiu para o time B do Bayern, onde ficou até 2007. Em 2007 teoricamente subiu para a equipe principal, porém atuou somente em dois jogos, em 2008 foi emprestado para o Borussia Dortmund e em 2009 o Borussia Dortmund acabou comprando o zagueiro do Bayern. Desde então, Mats Hummels vem atuando pelo Borussia Dortmund em 275 partidas com 25 gols anotados. Paralelamente, o jogador vem construindo uma história na seleção da Alemanha, com passagens no sub-20 em 2007 e no sub-21 de 2007 à 2010, Mats Hummels vem sendo o titular da seleção principal da Alemanha desde 2010. Até agora, Mats já atuou 46 vezes na seleção principal e marcou 4 gols.

Mats Hummels quando foi apresentado ao Borussia Dortmund.

Mats Hummels quando foi apresentado ao Borussia Dortmund.

Hummels foi um dos tetracampeões da seleção da Alemanha da Copa de 2014 no Brasil. O jogador atuou em seis das sete partidas e teve participações decisivas na campanha vitoriosa daquela copa. Na partida contra Portugal, onde a Alemanha venceu por 4×0, Hummels foi autor de dois gols na partida. Outra grande contribuição do zagueiro naquela copa, foi nas quartas de final contra a França, onde a Alemanha venceu pelo placar mínimo de 1×0 e avançou para a semifinal, o gol da vitória foi do zagueiro Mats Hummels.

Mats Hummels volta para o Bayern

Mats Hummels atuando pelo Bayern de Munique no início de carreira.

Mats Hummels atuando pelo Bayern de Munique no início de carreira.

Com contrato até 30 de Junho de 2017, o jogador Mats Hummels divulgou publicamente o seu desejo de retornar ao Bayern de Munique. O comunicado foi divulgado pelo próprio Borussia Dortmund o qual informou que Hummels deveria deixar o clube na próxima janela de transferências. O próprio pai do atleta chegou a comentar em entrevista que chegou a aconselhar o filho a ir para o Manchester City, time que segundo ele, conquistará títulos no ano que vem por poder contar com o técnico Pep Guardiola. Porém, a vontade do filho era realmente voltar para o seu clube de origem, o Bayern de Munique.

Abaixo, o comunicado oficial do clube Borussia Dortmund:

“O defensor Mats Hummels comunicou seu desejo de deixar o clube no verão e quer unir-se ao rival Bayern de Munique na próxima temporada.

O conselho do Borussia Dortmund decidiu posteriormente que para fazer tal troca Bayern de Munique e Dortmund precisam chegar a um valor correspondente ao nível do jogador extraordinário. Até agora o Bayern de Munique não fez uma oferta.

Como precaução, salienta-se que, com Mats Hummels – como acontece atualmente com todos os outros jogadores do Borussia Dortmund – nenhuma cláusula de saída foi acordada e o jogador está logicamente ligado até 30 de junho de 2017 ao Borussia Dortmund”.

Curiosamente, Hummels poderá enfrentar seu ex-clube justamente em sua primeira partida pelos Bávaros. O Bayern de Munique (Campeão Alemão) e o Borussia Dortmund (vice-campeão) estão automaticamente classificados para disputar a Supercopa da Alemanha. Os dois times também decidem a Copa da Alemanha.

Segundo um comunicado oficial da Federação Alemã de Futebol, o jogo da disputa pela Supercopa da Alemanha ocorrerá no dia 14 de agosto, no estádio Signal Iduna Park. A partida de abertura da temporada 2016-17 do futebol alemão será também o primeiro jogo oficial do novo técnico do Bayern, Carlo Ancelotti.

Outras contratações pontuais do Bayern

Robert Lewandowski quando atuava pelo Borussia Dortmund.

Robert Lewandowski quando atuava pelo Borussia Dortmund.

Esta não é a primeira vez que o Bayern de Munique desfalca seus concorrentes diretos. O time é acusado por muitos de contratar as grandes estrelas de outros times que concorrem diretamente pelo título da Bundesliga (Campeonato Alemão), mas isto é compreensível, pois estes jogadores, já estão adaptados ao clima, cultura e estilo de jogo da liga.  Lógico que teoricamente os adversários perdem peças importantes e consequentemente o Bayern prejudica diretamente seus adversários, porém o Bayern é o clube que tem mais potencial financeiro e tem tido uma hegemonia de títulos, atualmente tetracampeão alemão, também acaba enchendo os olhos dos atletas que querem fazer parte deste time vencedor.

Em seguida vamos relacionar outros atletas que deixaram grandes clubes alemães para reforçarem o Bayern de Munique, vamos começar com atletas que assim como Mats Hummels, deixaram o Borussia Dortmund para reforçar o maior rival, o Bayern. Em três anos, foram três desfalques do Borussia diretamente para o maior rival, o primeiro foi Mario Gotze em 2013, alguns dias antes da final da Liga dos Campeões. Em 2015, Robert Lewandowski deixou o Borussia a custo zero e reforçou o Bayern.

Outros atletas também desfalcaram times concorrentes da Bundesliga, Claudio Pizarro que teve grande destaque no Werder Bremen durante 1999 e 2000, o estrangeiro com mais gols na história da Bundesliga (189 gols), saiu do Werder Bremen e reforçou o Bayern em 2001. Outro jogador que reforçou o Bayern foi Michael Ballack, o jogador veio do Bayer Leverkusen. O brasileiro Zé Roberto, também deixou o Bayer Leverkusen para seguir no Bayern de Munique. O zagueiro Lúcio foi outro que deixou o Bayer Leverskusen  e seguiu para o Bayern de Munique.

Lukas Podolski, uma grande revelação do Colônia, acabou sendo contratado pelo Bayern, só que não emplacou, acabou voltando para o Colônia e lá virou ídolo.  Miroslav Klose, o maior artilheiro das Copas do Mundo, ainda nem tinha 30 anos quando deixou o Werder Bremen, foi para o Bayern em 2007, conquistou alguns títulos e saiu em 2011 para o Lazio. Como Klose tinha saído, o Bayern contratou Mario Gomez do Stuttgart, o atacante ajudou o Bayern a conquistar sete títulos e depois seguiu para a Fiorentina. Outro que foi contratado pelo Bayern foi o volante Luiz Gustavo  do Hoffenheim, o volante atuava pelo CRB e foi para o Hoffenheim onde ficou por três temporadas, então o Bayern o contratou, após isso o volante passou a ser convocado pela seleção brasileira, até participou na Copa de 2014.

O goleiro Manuel Neuer, atuava pelo Schalke 04, inicialmente encarado como rival do Bayern a torcida logo abraçou o goleiro que se mostrou muito eficiente, o goleiro ajudou o time em grandes conquistas como a Liga dos Campeões de 2013/14. O zagueiro brasileiro Dante, atuava pelo Borussia Monchengladbach quando foi contratado pelo Bayern.

Boas Apostas!