Tudo decidido na Suécia. Em um dos países cujo calendário futebolístico se rege pelo solar, o campeão já está determinado. Esta segunda-feira (16), o Malmo FF celebrou a conquista do 20º título de campeão da sua história, feito alcançado com antecedência.

Malmo FFA 27ª (de 30) rodada do campeonato sueco suscitava atenções pela possibilidade de o Malmo FF “soltar os fogos” para celebrar a conquista do título, algo que até poderia ter acontecido no domingo (15) caso o AIK, principal concorrente, “escorregasse” na receção ao Jonkopings Sodra, time que está nos últimos lugares da tabela e saiu derrotado do confronto por dois a zero. O AIK não falhou, mas se limitou a adiar a celebração em cerca de 24 horas. Ao início da noite de segunda-feira, o Malmo entrou em campo e tudo ficou decidido.

Celebrar na casa do anterior campeão

O Malmo se deslocou ao estádio Ostgotaporten, nada mais que a casa do IFK Norrkoping, campeão da última edição da Allsvenskan, principal escalão do futebol sueco. A partida até começou bem para o time local que marcou logo aos nove minutos do primeiro tempo por David Karlsson, estabelecendo o resultado que se registaria ao intervalo.

O Malmo voltou do vestiário bem revigorada e deu início à virada logo aos quatro do segundo tempo, gol de Carlos Strandberg. Lasse Nielsen deu vantagem ao Malmo pela primeira vez quando estavam decorridos 16 minutos do segundo tempo e Anders Christiansen fechou o placard em 1-3 a faltarem seis minutos para os noventa. A celebração se soltou e o Malmo recuperou o título sueco, conquistando o principal escalão da Suécia pela terceira vez nos últimos quatro a nos. A conquista dessa Allsvenskan teve ainda um sabor especial, dado que ao chegar aos 20 campeonatos, o Malmo poderá ter mais uma estrela por cima do seu emblema já a partir da próxima temporada, uma vez que cada uma simboliza a conquista de dez campeonatos. Em termos europeus, a conquista do campeonato da Suécia vai permitir ao Malmo marcar presença na 2ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/19.

O time do Malmo tem mais três desafios até final do campeonato e o da próxima rodada, marcado para o próximo fim-de-semana, será precisamente diante do AIK, principal adversário nessa luta pelo título. Neste momento, a diferença pontual entre os dois times é de dez pontos. Em lugar de acesso à Liga Europa da próxima temporada está ainda o Djurgarden, terceiro colocado que ainda sonha com o segundo posto, uma vez que o AIK está a apenas dois pontos.

Boas apostas!