O tubarão ou LEC, como é conhecido o Londrina Esporte Clube, tem uma das maiores torcidas do interior do Paraná. O Londrina foi fundado em 05 de abril de 1956 e é um dos principais clubes do estado do Paraná, teve sua estréia no campeonato brasileiro no ano de 1976.

O apelido surgiu na época do lançamento do filme Tubarão, de Steven Spielberg, em 1975.

O apelido e mascote surgiu na época do lançamento do filme Tubarão, de Steven Spielberg, em 1975.

Foi uma campanha que não atingiu a expectativa da grande torcida alviceleste, mas a redenção veio no verão de 77/78 com uma temporada irrepreensível, que levou o LEC a sonhar com a vaga na Taça Libertadores da América. A boa trajetória no estadual de 76 e a brilhante atuação no Nacional de 1977, quando o Londrina terminou em quarto lugar. Esta campanha deu à história do Londrina um outro ídolo, Carlos Alberto Garcia.

O clube foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série B em 1980, sendo o terceiro campeão da segunda divisão do Brasileirão. Aquele ano de 1980 marcou o retorno do Campeonato da Série B, que não era disputado à dez anos, a competição foi chamada de Taça de prata. O Londrina também já conquistou quatro edições do Campeonato Paranaense (1962, 1981, 1992 e 2014).

A equipe manda jogos também no Estádio do Café, porém também sedia jogos no Estádio Vitorino Gonçalves Dias , o VGD com capacidade para 12.000,00 espectadores, já o estádio do Café é quase quatro vezes maior com capacidade para 40mil torcedores.

A Parceria

Presidente do Londrina, Sérgio Malucelli.

Presidente do Londrina, Sérgio Malucelli.

Em 2010 o Londrina Esporte Clube passaria por uma mudança importante em sua história, esta parceria mudaria muitas coisas dentro do clube e resultariam em conquistas importantes para a instituição. Foi neste ano que o empresário Sérgio Malucelli entrou na história do clube. Sérgio Malucelli era e é empresário e presidente do Iraty Sport Club e também é dono da SM Sports. A parceria entre clube e empresário foi fechado no dia  22 de outubro de 2010. A ideia da parceria foi idealizada em um projeto de longo prazo, com um planejamento de 10 anos.

Este é um modelo infelizmente difícil de ver no futebol brasileiro. Soa como uma inovação, porém serve de exemplo para os grandes clubes do futebol no nosso país. Desde 2010 já rendeu vários frutos e ainda continua rendendo, agora que o time londrinense está lutando para entrar na elite do futebol, o brasileirão Série A. Essa transformação se realizou do que era o Iraty Sport Clube, sendo anexado ao Londrina. As três categorias são: juvenil, juniores e profissional. Assim montando a estrutura e fortalecendo o clube com jogadores de várias faixas etárias. Outro dado muito importante é a permanência do técnico Claudio Tencati, que é a honrosa exceção no futebol no Brasil onde os treinadores são degolados quase que diariamente. O técnico já está à cinco anos no comando da equipe e desfruta de uma estabilidade invejável. A permanência do técnico tem total apoio do presidente, que até o final de sua gestão quer o técnico trabalhando em parceria com ele.

Frutos da gestão

Londrina Campeão Paranaense de 2014.

Londrina Campeão Paranaense de 2014.

O trabalho profissional da SM Sports coordenados pelo empresário Sérgio Malucelli, atingiu os objetivos na metade do tempo estipulado. Em cinco anos, o Tubarão foi campeão da segunda e da primeira divisão do Campeonato Paranaense, título que não conquistava há 22 anos, e conseguiu dois acessos até chegar ao Campeonato Brasileiro da Série B, competição que o clube não disputava desde 2004. No dia 18 de outubro pela 32º rodada da série B do brasileirão, de baixo de muita chuva, o Londrina foi até Pelotas (Rio Grande do Sul), e venceu o Brasil por 1 a 0 no estádio Bento Freitas. Itamar jogador de muita experiência que já rodou por vários times, marcou o gol do jogo em uma partida muito truncada. Com o resultado, o Tubarão chega aos 52 pontos na tabela de classificação e volta ao (G4). Agora precisa torcer contra o Náutico e Bahia, candidatos fortes e que podem atrapalhar o LEC na continuação desse desafio que é voltar à série A do brasileiro. Após a parceria, o Londrina teve diversas conquistas, o crescimento já pode ser visto a olhos vistos, podemos resumir a história desta parceria de sucesso com a evolução do Londrina que estava em 2010 na Série C do brasileirão e na Série B do Paranaense, que agora em 2016 disputou o Paranaense Série A eagora  está no G4 do Brasileirão Série B, indo em busca da elite do futebol brasileiro em 2017. Entre as principais evoluções do clube, alguns títulos conquistados mostram o resultado desta parceria de sucesso.

2011 – 1º Turno Campeonato Paranaense (Série A-2)

2011 – Campeonato Paranaense (Série A-2)

2013 – Campeonato do Interior Paranaense

2014 – Campeão Paranaense

2014 – Acesso à série-C do Campeonato Brasileiro

2015 – Acesso à série – B do Campeonato brasileiro

Boas Apostas!