A jornada 25 da Premier League 2018/19 termina esta segunda-feira, no estádio Olímpico de Londres. Na visita ao terreno do West Ham, o líder Liverpool ambiciona reestabelecer a vantagem de cinco pontos em relação ao Manchester City. O encontro está agendado para as 18h00 (horário de Brasília).

Foto: "Liverpool FC"

Foto: “Liverpool FC”

A ronda 24 da Premier League 2018/19 ficou marcada por inúmeras surpresas. Nenhum dos cinco primeiros colocados da tabela classificativa conseguiu triunfar e o campeão em título Manchester City perdeu mesmo em Newcastle por dois a um, deixando a possibilidade de reforço da liderança “à mercê” do Liverpool, atual líder que não conseguiria mais que um empate a uma bola na receção ao Leicester e se juntaria à lista de emblemas surpreendidos.

Agora, o cenário é diferente. O Manchester City soube reagir ao desaire em St. James Park e na tarde desse domingo, em pleno Etihad, se impôs ao Arsenal com uma vitória por três a um, “hat-trick” apontado pelo argentino “Kun” Aguero. O resultado permitiu colocar a pressão do lado do líder Liverpool que precisa de vencer nessa segunda-feira em Londres para reestabelecer a vantagem em cinco pontos. Favorito incontestável à conquista dos três pontos, o Liverpool vai ter pela frente um time que não pode contar com algumas unidades importantes.

“Reds” em Londres

O empate caseiro com o Leicester, na última quarta-feira, pôs fim a uma série de 17 triunfos consecutivos conquistados pelo Liverpool frente a adversários que não ocupam o “top 6” da classificação. À procura do retorno aos triunfos, em caso de vitória no Olímpico de Londres, o Liverpool voltará a ter uma vantagem de cinco pontos que, não sendo decisiva, é no mínimo prometedora. Segundo os dados da “Opta”, na história da Premier League, só dois times que lideravam com cinco pontos de vantagem no início do mês de janeiro não se conseguiram sagrar campeãs: Newcastle (1995) e Arsenal (2002).

Na primeira volta, o Liverpool derrotou o West Ham por quatro bolas a zero em Anfield, ainda no mês de agosto. Foi a quarta ocasião consecutiva em que os “Reds” fizeram quatro golos num jogo ao West Ham (0-4; 1-4; 4-1; 4-0). O segundo melhor ataque da Premier League procurará fazer estragos novamente na noite desta segunda-feira, em Londres.

O West Ham encara o Liverpool na sequência de três derrotas consecutivas fora de casa, mas uma (surpreendente) vitória neste embate com os “Reds” permitiria alcançar um novo máximo para o West Ham: três vitórias consecutivas em casa pela primeira vez desde que se mudou de Boleyn Ground para o Olímpico de Londres. Se as hipóteses de sucesso já seriam reduzidas à partida tendo em conta as qualidades do adversário, o número de baixas faz com que o favoritismo diminua ainda mais. Winston Reid, Manu Lanzini, Carlos Sánchez, Andiy Yarmolenko, Jack Wilshere, Fabián Balbuena e Lucas Pérez não poderão contribuir para o sucesso da equipa por se encontrarem lesionados, restando saber se Lukasz Fabianski, Aaron Cresswell e Marko Arnautovic vão estar em condições. O desempenho da equipa treinada por Mauricio Pellegrini na recente deslocação ao Moullineux para enfrentar o Wolves (3-0) não correu da melhor forma, dado que para além de não ter conseguido marcar, o West Ham não foi capaz de fazer um único remate enquadrado com a baliza contrária.

Boas apostas!