O Liverpool comunicou na manhã desta terça-feira (29) que assegurou os serviços de Naby Keita para a época 2018/19. Face à intransigência dos responsáveis do RB Leipzig em libertar o jogador, a mudança só será efetivada na próxima temporada.

Foto: "Robert Michael/AFP"

Foto: “Robert Michael/AFP”

O interesse dos “Reds” de Anfield nos serviços de Naby Keita resultou em uma autêntica “novela” que se prolongou desde a abertura da janela de transferências até esta terça-feira, marcada pelo anúncio da contratação por parte do emblema inglês. Após terem visto suas duas primeiras investidas rejeitadas, os responsáveis do Liverpool avançaram com uma proposta a rondar os 50 milhões de euros que adia a transferência do jogador para o início da próxima temporada, acordo que agradou do lado alemão. Note-se que, segundo a imprensa alemã, o RB Leipzig já tinha rejeitado uma proposta de 80 milhões de euros que implicava a transferência imediata do jogador para Liverpool.

Para fechar a contratação do jogador internacional pela Guiné Conacri, o Liverpool despendeu uma quantia “record” para o clube, superando os milhões pagos ao Newcastle por Andy Carroll em 2011.

Naby Keita só entra nas contas de Jurgen Klopp para a próxima temporada. Para o ataque a 2017/18, o Liverpool contratou Mohamed Salah à AS Roma, comprou Andrew Robertson ao Hull City e aproveitou o facto de Dominik Solanke estar em final de contrato para recrutar o jogador que estava vinculado ao Chelsea. Até ao encerramento da janela europeia, às 00h de dia 31 de agosto, os “Reds” ainda poderão fazer uma investida por Thomas Lemar, jogador do AS Mónaco.

Sucessor de Coutinho?

O brasileiro Philippe Coutinho tem sido constantemente colocado na órbita do Barcelona durante esta edição da janela de transferências, embora o Liverpool pareça não estar disposto a abdicar dos serviços do jogador. No final da temporada, a história poderá ser diferente e Naby Keita é um jogador interessante para uma possível vaga deixada pelo brasileiro. O atleta de 22 anos se destaca por suas qualidades no processo ofensivo, podendo desempenhar as funções de um “10”. Na última temporada, Keita marcou oito gols em 31 jogos com a camisa do RB Leipzig na Bundesliga, emblema que vai continuar a representar na próxima temporada. Segundo o próprio jogador, até ao final da temporada, “o compromisso com o Leipzig é absoluto”.

Embora a intenção do Liverpool passasse por garantir os préstimos do jogador já para esta temporada, os “Reds” prontificaram-se a fechar a contratação do jogador sob pena de verem a sua cotação aumentar em virtude da participação do RB Leipzig na Liga dos Campeões. O vice-campeão alemão vai disputar a prova de clubes mais importante da Europa pela primeira vez na sua história, encarando o AS Mónaco, o Besiktas e o Porto na fase de grupos.

Boas Apostas!