Arsenal, Chelsea, Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt, Lazio, Dínamo Zagreb e Zurique foram os primeiros sete times a garantirem o apuramento para as 16 avas da Liga Europa 2018/19, após quatro rodadas. Esta quinta-feira, na penúltima jornada da fase de grupos, ficaram conhecidos mais cinco emblemas que vão estar na fase a eliminar da prova. Para além de todos esses times que já se encontravam a disputar a prova, vão juntar-se mais oito emblemas que caem da Liga dos Campeões, alguns deles já apurados.

Foto: "Reuters/L. Foeger"

Foto: “Reuters/L. Foeger”

Comecemos pelo grupo partilhado pelos dois times da Red Bull, o Salzburg e o Leipzig. No segundo embate entre os dois times, os austríacos se superiorizaram por um a zero aos alemães e carimbaram o acesso à próxima fase com estatuto de líderes. Apesar de ter falhado o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões no “play-off” ante o Estrela Vermelha, o campeão austríaco está já apurado para a próxima fase.

Já no grupo C, quem se chegou à frente foi o time russo do Zenit. Em tarde de receção aos daneses do Copenhaga, a equipe de São Petersburgo se superiorizou por uma bola a zero, conquistando os três pontos que precisavam para avançar.

Seguindo a sequência alfabética, nota para o apuramento do Fenerbahçe no grupo D. O time turco que viu Cocu deixar recentemente o comando técnico empatou com o já apurado Dínamo Zagreb. Embora precisasse de uma vitória para seguir em frente, o empate entre os belgas do Anderlecht e os eslovacos do Spartak Trnava beneficiou as aspirações do time da capital turca que dessa forma assegurou a passagem.

Já no grupo E, foi o Sporting quem se chegou à frente. O time leonino confirmou todo seu favoritismo na ida até o Azerbaijão e goleou o Qarabag por seis a um no segundo jogo de Marcel Keizer no comando técnico. Nessa chave, os londrinos do Arsenal já se encontravam apurados para a próxima fase.

Os sevilhanos do Bétis, recentemente vitoriosos no confronto com o Barcelona, também asseguraram o acesso à próxima etapa da competição ao baterem os gregos do Olympiakos por um a zero no Benito Villamarín.

Por fim, os ucranianos do Dínamo Kiev foram vencer o Astana ao Cazaquistão (0-1) e garantiram não só a passagem à próxima etapa como também o acesso com estatuto de líderes.

Ao todo, estarão a competir 32 equipes nas 16 avas da prova. Entre os times que avançam a partir da fase de grupos da Liga Europa e as formações que caem da Liga dos Campeões, continuam 11 vagas em aberto.

Boas apostas!