A próxima fase da Liga dos Campeões começa a ganhar forma. A semana foi destinada à disputa dos compromissos relativos à quarta rodada da fase de grupos da competição e já há quatro times com presença garantida nas oitavas. Bayern de Munique, PSG, Manchester City e Tottenham vão continuar na rota que tem o estádio Olímpico de Kiev como destino final.

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Bastaram quatro rodadas para definir quem segue para as oitavas a partir do grupo B. Tal como se previa, PSG e Bayern de Munique não deram a miníma chance a Celtic e Anderlecht, times que lutam agora pelo acesso à ronda dos 32 da Liga Europa, sendo que a vantagem é escocesa após uma vitória por três a zero na Bélgica. O PSG lidera o grupo B com quatro vitórias em outros tantos jogos, feito apenas replicado pelos “Manchesters” United e City. A última rodada desse grupo vai colocar os dois “tubarões” do grupo em confronto na Allianz Arena, mas a vantagem francesa é prometedora, uma vez que venceu o Bayern (ainda treinado por Carlo Ancelotti) por três a zero no Parc des Princes. Nessa semana “milionária”, o PSG goleou na receção ao Anderlecht (5-0) e o Bayern também não falhou na deslocação a Celtic Park, vencendo por dois a um.

Os ingleses do Manchester City e do Tottenham também já têm a presença na fase seguinte assegurada e ambos puderam soltar as celebrações na noite de quarta-feira (dia 1). No grupo F, o Manchester City viajou até ao San Paolo e manteve seu percurso 100 por cento vitorioso ao levar a melhor sobre o Nápoles por quatro a dois, isso numa partida em que esteve por duas vezes em desvantagem, conseguindo dar a volta à situação com uma prestação de sonho que valeu a passagem às oitavas e deixou o Nápoles, apontando como potencial vencedor do grupo, em muito maus lençóis. No segundo lugar do grupo segue o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca com nove pontos, mais seis que os napolitanos.

Para além dos já citados Anderlecht e Celtic, o Feyenoord, “lanterna” do grupo F sem pontos conquistados, é o outro time já arredado da luta pelo acesso às oitavas da competição.

Os “Spurs” também já têm presença garantida na próxima fase e alcançaram a vaga a partir daquele que se adivinhava como um dos grupos mais complicados, uma vez que reúne três fortes candidatos a duas vagas: Tottenham, Real Madrid e Borussia Dortmund. Os alemães têm ficado aquém das expetativas e surgem no terceiro lugar com apenas dois pontos, tantos quanto o APOEL, adversário diante do qual empataram os dois encontros que disputaram (1-1; 1-1). Esta quarta-feira (1), a vitória do Tottenham sobre o campeão europeu Real Madrid em Wembley (3-1) – conjugada com o empate entre Borussia e APOEL – permitiu aos comandados de Mauricio Pochettino avançarem para a fase seguinte da “liga milionária”.

Nos grupos A, C, D, E e G ainda não há nenhum time com o apuramento matenaticamente assegurado.

Boas Apostas!