Os emblemas que integram grupos E, F, G e H entram em ação nessa quarta-feira. Antes de a “cortina cair” para assinalar o termo da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18, ainda tem muito para decidir.

Grupo E

Foto: "AP"

Foto: “AP”

O embate entre Sevilha e Liverpool, disputado no Sánchez Pizjuán, fica para a história da Liga dos Campeões devido à incrível recuperação encetada pelo time da casa que ao intervalo perdia por três a zero, alcançando um empate a três gols graças a uma grande prestação no segundo tempo. A divisão de pontos entre espanhóis e ingleses permitiu manter bem acesa a luta pelo apuramento e pelo primeiro lugar, sendo que nenhum dos quatro times envolvidos tem a passagem assegurada.

O Liverpool, líder à entrada para essa rodada, segue em frente se ganhar ou empatar na receção ao Spartak de Moscovo. Fazendo as contas a pensar em terceiros, o Liverpool até pode perder desde que o Sevilha perca na ida até à Eslovénia para defrontar o Maribor. No entanto, há um cenário que deixaria os “Reds” de fora: caso as três equipas terminem empatadas com nove pontos, o Spartak e o Sevilha assumem seus lugares nas oitavas da competição.

Os espanhóis estão na segunda posição com oito pontos e se apuram caso consigam pontuar. Caso percam, podem igualmente seguir em frente desde que o Spartak não triunfe em Anfield. Para os russos, só há um caminho possível: vencer em Inglaterra.

Grupo F

É a luta pelo segundo lugar da chave que “aquece” a derradeira rodada do grupo F, ganho pelo Manchester City, time que chega a essa penúltima ronda em “pleno”: cinco jogos, 15 pontos conquistados. Os ucranianos do Shakhtar Donetsk e os italianos do Nápoles brigam pelo segundo posto, uma vez que o Feyenoord já está eliminado.

Para seguir em frente, ao Shakhtar Donetsk basta pontuar na receção ao já apurado Manchester City. Já o Nápoles precisa de vencer o Feyenoord em Roterdão e esperar que os “Citizens” percam na ida até à Ucrânia.

Grupo G

À imagem do que acontece no grupo F, no G também só falta decidir quem avança na segunda posição. Os turcos do Besiktas já garantiram seu posto nas oitavas e como líderes, graças aos 11 pontos conquistados nas cinco rodadas disputadas até então. A briga pelo segundo posto é distinta: FC Porto e RB Leipzig têm ambos sete pontos, com vantagem do time português por esta altura. O FC Porto recebe o campeão francês e já eliminado AS Mónaco, precisando de fazer igual ou melhor que os alemães na receção ao Besiktas.

Grupo H

Tottenham e Real Madrid apurados, Borussia Dortmund e APOEL Nicosia ainda na luta pela Liga Europa. Alemães e cipriotas se apresentam com dois pontos cada, resultados dos dois empates registados nos confrontos entre si. O time germânico que vai até ao Bernabéu nessa última rodada tem larga vantagem no “goal average” – diferença negativa de cinco gols contra os 12 negativos da formação do Chipre – e até poderá apurar-se mesmo perdendo, desde que o APOEL Nicosia não pontue em Wembley frente ao Tottenham.

Boas Apostas!