Festa da Copa em Les Herbiers e Chambly! Os dois times que militam no National 1 – terceiro escalão da França – e até se encontram em posição de relegação estão entre os quatro finalistas da segunda competição mais importante do calendário francês. O PSG também estão apurado para as semis, faltando conhecer o vencedor do confronto entre Caen e Lyon, emblemas que se defrontam nessa quinta-feira.

Les Herbiers mais eficaz

Foto: "Benjamin Bénéat/ Foot Amateur"

Foto: “Benjamin Bénéat/ Foot Amateur”

Histórico! O Parc des Sports Massabielle, em Les Herbiers, assistiu a um dos momentos mais gloriosos da história do modesto Vendée Les Herbiers Football, time que no próximo ano cumpre 100 anos de existência.

No antepenúltimo posto do National 1, o Les Herbiers eliminou o Lens da segunda divisão nas quartas da Copa de França, exercendo sua superioridade na decisão através da marcação de grandes penalidades. Após uma igualdade sem gols nos 90 minutos, o Les Herbiers só desperdiçou uma tentativa de castigo máximo, enquanto o Lens falhou a conversão de dois. Esse foi o sexto adversário eliminado da Copa de França (todos de divisões secundárias), isso depois de o Les Herbiers já ter derrotado Balma SC (0-3), SO Romorantin (2-1), Angoulême CFC (1-2 a.p), FC Saint-Lô (1-2) e Auxerre (0-3).  O time fica agora a aguardar adversário nas semis da competição.

Apoteose em Chambly

A situação do Chambly é bem idêntica à do Les Herbiers: disputa o terceiro escalão do futebol gaulês, está em uma situação bem crítica na prova (é penúltimo com dois pontos de atraso face ao Les Herbiers) e está entre os quatro finalistas da Copa de França 2017/18. Sua fundação é bem mais recente, dado que se trata de um jovem clube com apenas 29 de idade, mas esta é seu segundo grande registo na competição em um curto espaço de tempo. Se nesse ano se superiorizou ao primodivisionário Estrasburgo por uma bola a zero e avançou mesmo para as semis da competição, no ano passado, nas 16 avas, o Chambly esteve “em grande” ao levar o Mónaco – time que seria semifinalista da Liga dos Campeões – até às últimas consequências. Após um empate a três, a decisão foi para as grandes penalidades e aí sorriram os homens do Principado.

Um gol de Lassana Doucouré a sete minutos do final da segunda etapa definiu a eliminatória e permitiu ao Chambly seguir em frente.

PSG se impõe novamente ao Marselha

Poucos dias depois de se terem enfrentado para a Ligue 1, PSG e Marselha voltaram a se encontrar e uma vez mais no Parc des Princes. Os parisienses repetiram a “dose” e venceram o rival Marselha por três a zero, desta feita com gols de Di Maria (2) e Edinson Cavani. O atual detentor do troféu também marca natural presença entre os quatro finalistas da competição, faltando conhecer o vencedor do confronto entre Caen e Lyon.

Boas Apostas!