A terceira eliminatória da FA Cup 2018/19 termina ao final da tarde dessa terça-feira (17h45) com o duelo entre Wolves e Liverpool no Mollineux. Até então, destaque para as eliminações de Leicester, Cardiff City e Fulham frente a times dos escalões secundários.

Leicester cai às mãos de time do quarto escalão

Foto: "Huw Evans Agency"

Foto: “Huw Evans Agency”

Surpresa no estádio Rodney Parade Ground, situado na cidade galesa de Newport. Um ano depois de ter complicado a vida ao Tottenham na FA Cup ao empatar a um gol e obrigar à realização de segunda partida, o Newport County eliminou o Leicester da competição, provocando o maior choque da ronda. Claude Puel abdicou de vários jogadores que habitualmente constam entre os titulares, mas nada que justifique a eliminação às mãos do Newport, time que disputa a League Two, equivalente ao quarto escalão inglês e nem sequer está entre as principais candidatas ao acesso à League One. A história do jogo, no entanto, se revelou bem diferente: Jamille Matt deu vantagem ao Newporto logo aos dez minutos do primeiro tempo, resultado que se prolongou até aos 38 do segundo tempo, altura em que Rachid Ghezzal fez o empate a uma bola. Não obstante, bastariam três minutos para o Newport reassumir a liderança do marcador e alcançar mesmo o acesso à fase seguinte, graças a uma grande penalidade convertida por sucesso pelo irlandês Pádraig Amond, capaz de levar a melhor no confronto com o galês Danny Ward.

Houve Copa em Craven Cottage

A situação do Fulham é idêntica à do Leicester: está fora da FA Cup após cair às mãos de um adversário do quarto escalão. A atravessar uma boa fase desde que está às ordens de Peter Wild, técnico que sucedeu a Frankie Bunn no comando do Oldham após uma goleada por seis a zero diante do Carlisle, o Oldham foi a Londres resgatar o acesso à próxima eliminatória da competição. Denis Odoi deu vantagem aos “Cottagers” aos sete minutos do segundo tempo, mas o jogo viraria no último quarto de hora. Sam Surridge empatou na conversão de uma grande penalidade e, a dois minutos do fim, Callum Lang, jovem de apenas 20 anos que está a cumprir sua primeira temporada no Oldham, fez o dois a um que permitiu ao seu time avançar para a fase seguinte da FA Cup.

Cardiff se despede em Gillingham

A temporada do Cardiff tem sido bem complicada e tudo indica que o time comandado por Neil Warnock é um dos mais sérios candidatos à descida. Sem Neil Etheridge entre os relacionados, guardião que nas últimas rondas tem sido determinante para o sucesso do Cardiff, a equipe galesa perdeu por um a zero no estádio MEMS Priestfield graças a um gol de Elliott List a nove minutos do apito final.

Três duelos com direito a segundo jogo

Na FA Cup, em caso de empate, há lugar a realização de novo jogo na casa do emblema que, no primeiro embate, atuou na condição de visitante. Ora, o Stoke City vai receber o Shrewsbury após ter empatado a um gol fora de portas, o Sheffield Wednesday vai ter que viajar até o terreno do Luton Town e há ainda dois primodivisionários nessas contas: Southampton e Newcastle. Os “Saints” até estiveram a vencer por dois a zero no terreno do Derby County de Frank Lampard, mas a igualdade a dois adiou a decisão para o Saint Mary’s. Já os “Magpies” empataram em casa com o Blackburn Rovers e teambém vão ter que jogar a volta.

Boas apostas!