O Stadion Narodowy, em Varsóvia, foi palco da final da Copa local. O Legia local se superiorizou ao Arka Gdynia e conquistou o troféu. O brasileiro Maurício não saiu do banco de reservas nessa final.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Pela segunda temporada consecutiva, o Arka Gdynia marcou presença na final da Copa da Polónia. Exatamente um ano depois de ter conquistado o troféu ao se superiorizar ao Lech Poznan na final, após prorrogação, o Arka voltou a estar no jogo decisivo, desta vez para enfrentar o poderoso Legia de Varsóvia, time que mais títulos tem somado nos últimos anos em solo polaco.

O Legia, detentor de 19 edições da competição, subiu ao gramado na condição de favorito e determinado em arrecador a 20ª edição do troféu para o seu espólio. Vencedor de cinco das últimas seis edições da prova, o Legia  tinha caído na anterior edição da prova logo à segunda eliminatória, ao sair derrotado do confronto com o Górnik Zabrze por três a dois.

Na atual temporada, o time de Varsóvia passou por Wisla Pulawy (1-4), Ruch Zdzieszowice (0-4), Bytovia Bytó2 (1-3; 4-2); Górnik Zabrze (1-1; 2-1) e, na final, marcou encontro com o Arka. Seu adversário, por sua vez, bateu o Slask Wroclaw (4-2 a.p), o Podbeskizdie (1-2 a.p), o Chrobly Glogów (0-2; 1-1) e o Korona Kielce (2-1; 1-0).

O jogo

Em tarde de decisão, o Legia de Varsóvia rapidamente se colocou em vantagem com um gol de Niezgoda Jaroslaw à passagem do minuto 12. Determinado em resolver a questão desde cedo, foi já perto da meia hora que o português Cafú aumentou a contagem para dois a zero, deixando o Arka Gdynia em muito maus lençóis. A partir daí, a equipe da capital se limitou a gerir o desafio e nem um gol de Dawid Soldecki que descontou para dois a um fez com que o Légia tremesse. O Legia foi capaz de dar sequência à boa fase que atravessa e colocou as mãos no troféu.

O campeonato

O Legia de Varsóvia venceu quatro das últimas cinco edições do campeonato polonês e arrecadou o troféu nas últimas duas temporadas. Na atual temporada, a luta é a três: após três rodadas da fase de apuramento de campeão, o Legia lidera com 60 pontos, mais dois que o Lech Poznan – emblema que conquistou o campeonato no meio desses quatro do Legia – e o Jagiellonia Bialystok, time que está a três de distância. A rodada desse final de semana promete com o Lech Poznan a viajar até casa do Wisla Plock (4º) colocado bem como com o confronto entre Jagiellonia Bialystok e Legia de Varsóvia.

Boas Apostas!