A Lazio foi a primeira a garantir o apuramento para as semis da Copa de Itália, segunda competição mais importante do Calcio. A equipa romana aguarda agora o desfecho dos restantes desafios, um deles agendado para hoje, o “derby della madonnina” que divide a cidade de Milão.

Foto: "Claudio Peri"

Foto: “Claudio Peri”

Os “laziale” carimbaram na noite de terça-feira (26) o passaporte para as semis da Copa de Itália, objetivo alcançado pela terceira vez nas últimas quatro temporadas. A formação da capital transalpina superiorizou-se à Fiorentina pela margem miníma (1-0) e assegurou presença entre os quatro finalistas da competição.

Os sucessos se sucedem para a Lazio de Simone Inzaghi. Na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada e apurada para a ronda dos 32 da Liga Europa, a equipe que veste de azul ciano também está na luta para repetir a presença do ano passado na final da Copa de Itália, troféu que perdeu para a hexacampeã Juventus por duas bolas a zero. Na temporada 2014/15, os “Viola” também alcançaram a decisão da prova, nessa ocasião igualmente diante da Juventus.

Na noite do Olímpico de Roma, a Lazio passou para a frente do marcador logo aos seis minutos com um gol do bôsnio Senad Lulic. Os brasileiros Lucas Leiva e Felipe Anderson, como de costume, foram titulares no onze de Simone Inzaghi, enquanto os também “canarinhos” Wallace e Luiz Felipe não saíram do banco de reservas. Do lado do time visitante, Pioli confiou no ex-Palmeiras Vitor Hugo para a zaga. Incapaz de anular o gol resultante de um remate cruzado de Lulic, a Fiorentina acabou por ver seu percurso na Copa terminado, isso depois de ter afastado a Sampdoria na eliminatória anterior.

Hoje há “derby della madonnina”

Em Milão, poucas razões para sorrir tanto nas hostes do AC Milan como nas da Inter de Milão. A formação “rossonera”, agora treinada por Gattuso, tarda em subir de produção, ao passo que a Inter atravessa o momento mais delicado da temporada. O “derby” entre velhos rivais que partilham a “casa” é nessa tarde/noite e apenas um dos dois seguirá para as semis da competição. A primeira grande vitória de Gattuso ou a recuperação de confiança que os homens de Spalletti precisam? Quem avançar, marcará encontro com a Lazio nas semis.

Os outros dois encontros que completam a ronda só serão disputados nos primeiros dias do próximo ano. O Nápoles recebe a Atalanta no San Paolo logo no segundo dia do ano, enquanto o outro “derby” da ronda, no caso de Turim, opõe a Juventus ao Torino no dia 3 de janeiro. No horizonte poderá estar mais um episódio de uma das maiores rivalidades do futebol italiano: Juventus e Nápoles.

Boas apostas!