José Carlos Cracco Neto, ou Zeca, o lateral-esquerdo do Santos FC, renovou seu contra até 31 de dezembro de 2020. O anúncio da renovação foi feito no site oficial do clube nesta última sexta-feira (18), o vinculo anterior que o atleta tinha com o clube era válido até o fim de 2018. Após uma boa temporada do jovem lateral-esquerdo, o Santos FC antecipou-se e estendeu o vínculo com o jogador.

Zeca assinando seu contrato de renovação.

Zeca assinando seu contrato de renovação.

A respeito da renovação de contrato o jogador declarou: “Primeiro eu quero agradecer à Deus pela oportunidade, e estou muito grato ao Santos por este novo vínculo. Estou muito feliz de fazer parte disso, desta história. É uma felicidade imensa, minha e da minha família.  Tenho certeza que o Santos e a torcida vão ficar felizes. Vou corresponder em campo.” e também fez questão de agradecer o clube que o revelou: “O Santos representa a minha vida, a minha história, de tudo que eu fiz. O Santos me revelou para o futebol. Cheguei na base aqui, sempre tratado com muito carinho e dedicação. Sou muito feliz por fazer parte desta família, a família Santos. Desde as cozinheiras até o Jurídico todos fizeram parte da minha vida, espero fazer parte cada vez mais.”.

Carreira do jovem lateral

Zeca atuando pela seleção olímpica do Brasil.

Zeca atuando pela seleção olímpica do Brasil.

Nascido em Paranavaí no Paraná, o menino José Carlos Cracco Neto iniciou seus primeiros passos no mundo do futebol no clube América de São Paulo e depois chegou na Vila Belmiro aos 11 anos de idade para continuar sua formação nas categorias de base do clube. Em 2014 com 20 anos de idade, fez sua estreia no profissional do Santos FC, mais precisamente em 09 de março de 2014 em uma partida contra o Oeste pelo Campeonato Paulista. Durante este período, Zeca participou de duas conquistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2013 e 2014), inclusive de uma Copa do Brasil Sub-20 em 2013.

Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro da Série A foi em 11 de maio de 2015, em uma partida em casa, onde o Santos FC venceu o Figueirense por 2×0. Zeca conquistou juntamente com o time principal do Santos FC, dois Campeonatos Paulistas (2015 e 2016), inclusive fazendo parte da seleção do Campeonato Paulista 2016. Zeca tem características bem exclusivas, é um jogador ambidestro (joga com os dois pés) e é muito ofensivo, as vezes até deixando o setor defensivo um pouco desprevenido, isto já gerou inúmeras críticas por parte da torcida.

Zeca tem uma história curta, porém vitoriosa com a seleção brasileira, o jogador atua desde 2015 pelo Sub-20, quando participou de dois amistosos contra a República Dominicana e Haiti. O grande momento chegou em 29 de junho de 2016, quando o técnico Rogério Micale o convocou para disputar as Olimpíadas do Rio 2016. Zeca acabou conquistando juntamente com toda a delegação o título inédito, a medalha de ouro olímpica, no dia 20 de agosto de 2016.

Mais um da base do Santos FC

Zeca segurando a medalha de campeão olímpico do Rio 2016.

Zeca segurando a medalha de campeão olímpico do Rio 2016.

O Santos FC é conhecido como grande clube formador do futebol brasileiro, tantos são os jogadores revelados para o Brasil e para o mundo, que seria inviável descrever todos neste texto. Muitos jogadores são desconhecidos para a juventude dos tempos atuais, jogadores como Pepe, Zito, Clodoaldo, integrantes de seleções brasileiras campeãs mundiais são alguns exemplos. Pelé é o grande nome conhecido mundialmente, o rei revelado nas categorias de base do Santos FC ganhou o mundo e levou o nome do Santos e do Brasil ao mundo. Outros jogadores mais contemporâneos como Diego que hoje joga no Flamengo, Leo, Robinho que joga no Atlético Mineiro, Ganso do Sevilla, Gabigol da Internazionale e Neymar do Barcelona somente são alguns deles. Ao total, com centenas de jogadores vendidos, as cifras acumuladas pelo clube através das décadas, chega a um valor próximo de R$ 700 milhões. Agora o Santos FC mostra que o raio cai no mesmo lugar diversas vezes e revela mais um talento do futebol brasileiro, o lateral Zeca, que muito provavelmente estará atuando na Europa. Veja nossa outra matéria sobre o Santos FC, grande revelador de jogadores clicando no link abaixo:

Vila Belmiro, um berço de craques. Clique aqui

Boas Apostas!