Jurgen Klinsmann não é mais o técnico da seleção de futebol masculino dos Estados Unidos, após cinco anos no comando da seleção norte-americana, o técnico não aguentou a pressão após duas derrotas seguidas em jogos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, primeiro foi a primeira derrota para o México em solo americano por 1×2 e a última por 4×0 para a Costa Rica na Costa Rica.

Sunil Gulati , presidente da Federação de Futebol dos EUA.

Sunil Gulati , presidente da Federação de Futebol dos EUA.

O anúncio da demissão do técnico foi feito em nota pelo presidente da Federação de Futebol dos EUA, Sunil Gulati, nesta segunda-feira (21/11). “Tomamos a difícil decisão de adotar um caminho diferente de Jürgen Klinsmann. Queremos agradecê-lo por seu trabalho e compromisso ao longo destes cinco anos. Ele assumiu com orgulho a responsabilidade de dirigir o programa, e houve conquistas consideráveis no caminho”, disse ainda Gulati “enquanto permanecemos confiantes de que temos jogadores de qualidade para nos levar à Rússia 2018, a forma e o crescimento do time até esse momento nos convenceram de que precisamos seguir numa direção diferente”.

O Novo técnico

Bruce Arena, o novo técnico da seleção dos Estados Unidos.

Bruce Arena, o novo técnico da seleção dos Estados Unidos.

A seleção norte-americana não demorou muito tempo para decidir quem será o substituto de Jurgen Klinsmann. O novo treinador Bruce Arena é um antigo conhecido dos norte-americanos, que retorna após mais de uma década a comandar a seleção dos EUA. O então na ocasião treinador do Los Angeles Galaxy, deixou o time de Los Angeles para assumir a seleção do seu país, já que é nascido no Brooklyn, Nova York. Com 65 anos, tem uma história bonita com a seleção dos Estados Unidos, seu primeiro comando a frente da seleção norte-americana ocorreu entre 1998 e 2006. Tido como o treinador mais vitorioso do país, comandou os Estados Unidos em duas Copas do Mundo da FIFA: 2002 e 2006. Em 2002 levou o time às quartas de final da competição, além de vencer Portugal por 3 a 2 na fase de grupos. Liderou os EUA no segundo e terceiro títulos das Copas de Ouro da CONCACAF de 2002 e 2005, além de conquistar o terceiro lugar na Copa das Confederações de 1999. Além disso, no comando do Los Angeles Galaxy, Arena levantou três troféus da MLS: em 2011, 2012e  2014, além de um vice-campeonato em 2009.

A “Era Klinsmann” na seleção americana

Seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2014.

Estados Unidos na Copa do Mundo de 2014.

O técnico alemão Jurgen Klinsmann assumiu o cargo de técnico dos Estados Unidos em julho de 2011, comandando a seleção dos Estados Unidos em 98 partidas, com um total de 55 vitórias, 27 empates e 16 derrotas. Em 2013 teve um de seus melhores momentos a frente da seleção norte-americana, conquistou a Copa Ouro, disputada em território americano a cada dois anos.

O técnico alemão teve destaque na Copa do Mundo de 2014, quando se classificou em segundo em um “Grupo da Morte” que tinha Portugal e Alemanha, desclassificando Portugal que viria a ser campeã da Eurocopa 2016. A seleção dos Estados Unidos acabaria sendo eliminada nas oitavas de final pela seleção da Bélgica, o mesmo resultado obtido pelo técnico anterior, Bob Bradley, na África do Sul.

Em 2016, o técnico Klinsmann levou a seleção até as semifinais da Copa América Centenário, sediada nos EUA, sendo eliminada por 4 a 0 pela vice-campeã Argentina. Sua saída da seleção americana se deu após duas derrotas seguidas em jogos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Carreira de Klinsmann

Lothar Matthaus, Jurgen Klinsmann e Andreas Brehme, os três alemães da Internazionale.

Lothar Matthaus, Jurgen Klinsmann e Andreas Brehme, os três alemães da Internazionale.

O menino que começou a jogar com 8 anos de idade atuou em todas as posições, até de goleiro em um time infantil. Quando a família mudou-se para Stuttgart, o garoto viajava todos os dias cerca de 60 quilômetros só para jogar futebol. Seu problema foi resolvido quando o time de sua nova cidade ofereceu uma chance, o Stuttgarter Kickers, time qual Klinsmann jogou a segunda divisão e marcou 19 gols em 35 partidas na temporada de 1983/84. O time da divisão ocidental e campeão da Bundesliga (Campeonato Alemão) da época o Stuttgart, viu o talento do garoto e o contratou. No Stuttgart Klinsmann marcou 79 gols em 155 jogos.

Em 1989, o gigante italiano Internazionale, que já contava com dois alemães no time, Lothar Matthaus e Andreas Brehme, resolveu contratar o talento de Stuttgart. No Internazionale Klinsmann ficou de 1989 a 1992 e conquistou a Supercopa da Itália de 1989 e a Copa da UEFA de 1990/91.  Em 1992 foi para o francês Monaco e em 1994 para o inglês Tottenham Hotspur, em 1995 voltaria para a Alemanha, desta vez para jogar pelo maior clube do país, o Bayern de Munique, onde atuou até 1997 e ajudou os Bavários a conquistarem a Copa da UEFA de 1995/96 e a Bundesliga de 1996/97. Klinsmann ainda atuaria pelo Sampdoria da Itália, voltaria para o Tottenham Hotspur e encerraria sua carreira pelo Orange Country Blue Stars dos Estados Unidos. Klinsmann ainda serviu sua seleção nacional entre 1987 e 1998, atuando pela Alemanha Ocidental conquistou a medalha de Bronze em 1988 em Seul e Coreia do Sul, na seleção principal da Alemanha disputou 108 partidas como jogador chegando a ser campeão da Copa do Mundo de 1990 e treinou a seleção nacional entre 2004 e 2006.

Boas Apostas!