A estreia na Copa do Mundo 2018 correu bem à seleção da Croácia, vitoriosa no confronto com a Nigéria por duas bolas a zero. No entanto, a estreia dos “Vatreni” ficou marcada por uma polêmica envolvendo o atacante Nikola Kalinic, jogador que terá recusado aquecer para entrar no decorrer do segundo tempo.

Foto: "Dean Mouhtaropoulos/Getty Images"

Foto: “Dean Mouhtaropoulos/Getty Images”

Segundo a imprensa croata, Nikola Kalinic esperava estar entre os titulares da sua seleção e o fato de ter sido preterido não agradou. Chamado pelo seleccionador para atuar no segundo tempo de confronto com os nigerianos, terá se recusado a entrar, alegando “problemas nas costas” como fator impeditivo para ir a jogo. Em virtude da situação, Zlatko Dalic abdicou dos serviços do atacante e, nessa segunda-feira (18), o comandante da Croácia abordou a situação. “Kalinic já tinha dado essa desculpa nos dois jogos antes do início da Copa do Mundo. Preciso de ter comigo os jogadores que estejam nas melhores condições”. Certo é que a FIFA não autorizou o técnico do time europeu a convocar um jogador para preencher a vaga deixada por Kalinic, jogador que na última temporada esteve ao serviço do AC Milan.

Situação não é inédita

Essa não é a primeira vez que acontecesse uma situação semelhante na seleção croata. Na Copa do Mundo de 1998, disputada na França, o técnico Blazevic ordenou que Cvitanovic retornasse a casa mais cedo, em uma ação que, segundo os mídia, visou reforçar sua liderança junto do grupo. Vale lembrar que a seleção croata chegou às semis do torneio.

Na Croácia também se discutiu a possibilidade de Dalic, há pouco tempo no cargo, ter optado por dispensar Kalinic precisamente para reforçar sua autoridade junto do restante elenco.

Kalinic não teve uma boa época

Nikola Kalinic não teve a época mais feliz no AC Milan, uma vez que apontou apenas seis gols em 41 partidas com a camisa da equipe “rossonera”. O jogador de 30 anos não esteve entre os titulares de uma seleção da Croáciaque na frente de ataque contou com um trio composto por Mario Mandzukic, Andrej Kramaric e Ante Rebic.

Boas Apostas!