Cerca de três meses após o arranque oficial dos principais campeonatos europeus, Juventus e Borussia Dortmund são os únicos dois emblemas das “top 5” (Série A, Bundesliga, Premier League, La Liga e Ligue 1) que seguem invictos em todas as provas. Atentemos nos ótimos registos dos times que lideram em Itália e Alemanha, respetivamente.

Os principais campeonatos europeus caminham levam nove/dez jornadas disputadas, ao passo que já se disputaram três rodadas das fases de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa. Nesse momento, de entre os “colosssos” que competem nos principais campeonatos europeus, só tem dois que seguem sem derrotas em jogos oficiais na época 2018/19, contabilizando todas as provas oficiais: a Juventus, líder da Série A, e o Borussia Dortmund, atual líder da Bundesliga.

Juventus

Foto: "Claudio Villa"

Foto: “Claudio Villa”

A chegada de Cristiano Ronaldo fez com que o quotidiano da Juventus se tornasse (ainda) mais mediático. Quem tem acompanhado de perto o percurso da Juventus nessa época 2018/19, decerto saberá que a “Vecchia Signora”, heptacampeã italiana em título, ainda não sabe o que é perder. No campeonato italiano, lidera com seis pontos de avanço em relação ao Nápoles em busca do octacampeonato. Em dez rodadas, somou nove vitórias e um empate – frente ao Genoa (1-1). Na Liga dos Campeões, venceu seus três primeiros compromissos. Na Europa, não há quem faça melhor que a Juventus: 13 jogos, 12 vitórias e somente um empate. O time de Allegri ainda não disputou nenhuma partida válida pela Copa de Itália e a Supercoppa, frente ao AC Milan, está agendada para dezembro.

Borussia Dortmund

Determinado em interromper a hegemonia do Bayern de Munique, o Borussia Dortmund, agora treinado por Lucien Favre, ainda não sabe o que é perder na atual temporada. Os homens que vestem de amarelo e negro lideram a Bundesliga com 21 pontos, mais dois que o Bayern e levam seis vitórias e três empates. Na Liga dos Campeões, o BVB apresenta um percurso imaculado: três jogos, três vitórias, oito gols marcados e zero sofridos. Em relação à Juve, o Borussia tem exatamente os mesmos jogos disputados, embora a Bundesliga vá apenas na nona jornada – é que o BVB já entrou em campo para a Copa da Alemanha e com uma vitória, claro está. Em termos absolutos são 13 partidas, dez vitórias e três empates.

Sucesso fora das “top 5”

Olhando para os restantes campeonatos europeus, tem mais dois times invictos: o Red Bull Salzburgo da Áustria e o SC Braga de Portugal. Há um dado curioso que liga esses dois emblemas: o Salzburg falhou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões (caiu para a Liga Europa); o Braga falhou o acesso à fase de grupos da Liga Europa, mas nenhum dos dois times perdeu qualquer desafio. O RB Salzburgo segue invicto ao cabo de 21 desafios, com 17 vitórias e quatro empates, ao passo que os bracarenses ainda não perderam após 12 desafios, contabilizando sete vitórias e cinco empates nessa sequências.

Boas apostas!