O São Paulo FC será comandado pelo ex-goleiro e agora técnico Rogério Ceni em 2017 e para a lateral-esquerda, não poderá  contar com o jogador profissional Matheus Reis de 21 anos que foi emprestado por um ano ao Bahia FC, o São Paulo confirmou outro jogador da base, para substituir Matheus Reis é o jovem Júnior Tavares de apenas 20 anos de idade, o jogador foi destaque da equipe sub-20 do clube. O jogador pertencia ao Grêmio e estava emprestado para o São Paulo que exerceu a opção de compra do ala, renovando o seu vínculo do jovem jogador até dezembro de 2019. Desta forma, o jovem ala terá a oportunidade de participar da pré-temporada na disputa da Flórida Cup, sob o comando de Rogério Ceni no início de 2017.

Rogério Ceni, o novo técnico do São Paulo.

Rogério Ceni, o novo técnico do São Paulo.

Além do jovem lateral-esquerdo Júnior Tavares, o São Paulo já havia providenciado outros reforços no fim do ano passado já pensando na temporada de 2017, o meia Jean Carlos que vinha atuando pela Série B em 2016 pelo Vila Nova, o atacante Robson que estava também na Série B jogando pelo Paraná, o atacante Wellington Nem do Shakhtar Donetsk, o goleiro Sidão que jogou pelo Botafogo em 2016, o atacante Neilton que também atuou pelo Botafogo em 2016 e o meio campista Cícero que atuou pelo Fluminense em 2016. Sidão, Neilton e Cícero foram confirmados pela imprensa como pedidos do novo técnico Rogério Ceni, porém há especulações de que os outros atletas contratados desde a metade do ano de 2106, já eram pedidos de Rogério Ceni, que nem havia sido anunciado como novo treinador.

O lateral Júnior Tavares

Júnior Tavares na época do Grêmio.

Júnior Tavares na época do Grêmio.

O São Paulo traz para seu elenco principal, uma revelação do time Sub-20, Carlos Eugenio Júnior Tavares dos Santos, ou simplesmente Júnior Tavares, tem apenas 20 anos de idade e já ganhou a confiança do novo técnico do São Paulo, ex-goleiro e ídolo do clube Rogério Ceni. O jovem que atua como lateral-esquerdo devido a ser canhoto, iniciou sua formação em 2004 com apenas 8 anos de idade no Arsenal F.C. clube de bairro, de 2007 a 2008 atuou no Futsal da AABB e de 2008 a 2009 passou por uma peneira de 1.500 meninos no Internacional com apenas 12 anos de idade, onde conquistou o título de “CAMPEÃO DA MACAÉ CUP/RJ”-Categoria Sub-13.

Depois da conquista no Sub-13 do Internacional, pediu dispensa do clube e passou pelo Sporting Sul até chegar ao Grêmio em 2011 onde ficou até 2015, chegando a estrear profissionalmente pelo Grêmio em 2015. O jogador chegou a ser emprestado para o Joinville em 2016 para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, porém atuou em poucos jogos voltando para o Grêmio e acabou sendo emprestado para o São Paulo onde em 2016 obteve bastante destaque no time Sub-20 da equipe paulista. Com a chegada do técnico Rogério Ceni, o jovem Júnior Tavares recebeu o aval do novo comandante e passou a ser relacionado pelo time profissional do São Paulo. Em 2017 terá a oportunidade de mostrar seu potencial na equipe principal do São Paulo iniciando suas participações n na disputa da Flórida Cup nos Estados Unidos.

Campanha do São Paulo em 2016

Escudo do São Paulo FC.

Escudo do São Paulo Futebol Clube.

O time paulista que é um dos maiores campeões do Brasil e do mundo não viveu uma temporada boa em 2016, começando pelo campeonato paulista onde foi eliminado nas quartas de final pelo surpreendente Grêmio Osasco Audax com uma derrota de 4×1.  Após isso o time ficou sobrecarregado na disputa da Libertadores, porém conseguiu chegar a semifinal da competição, mas caiu diante do Atlético Nacional com derrota de 0x2 no Morumbi e 2×1 em Medellín. Após a eliminação na Copa Libertadores, o time ficou marcado pela torcida e alguns jogadores saíram como responsáveis pela eliminação como o zagueiro Maicon que foi expulso no primeiro jogo da final quando a partida ainda estava 0x0, outro jogador que ficou marcado também foi o meia Michel Bastos entre outros que foram muito cobrados durante a invasão da torcida no CT Barra Funda do São Paulo, quando centenas de torcedores arrebentaram o portão e chegaram a agredir os jogadores que estavam treinando, o caso teve grande repercussão na mídia. O São Paulo vinha sendo treinado por Edgardo Bauza, porém o técnico recebeu oferta para comandar a seleção da Argentina e deixou o clube, quem assumiu o time foi Ricardo Gomes que em 18 partidas, venceu seis, empatou cinco e perdeu sete jogos. Além da frustração no campeonato estadual e na Libertadores, o São Paulo ainda foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo time da Série C Juventude, perdendo a primeira partida no Morumbi por 2×1 e mesmo vencendo por 1×0 o segundo jogo, acabou desclassificado. Agora, duas rodadas antes de terminar o Campeonato Brasileiro, Ricardo Gomes foi demitido e Rogério Ceni foi anunciado como novo técnico e comandará a equipe em 2017.

Boas Apostas!