Conhecido pelo público brasileiro por conta da sua passagem pelo São Paulo em 2015, o colombiano Juan Carlos Osorio se prepara para orientar uma seleção sul-americana pela primeira vez.

Foto: "AP"

Foto: “AP”

Tido como um estudioso do futebol e elogiado por sua postura, Juan Carlos Osorio orientou o México na Copa do Mundo 2018 e até foi um dos responsáveis pela eliminação precoce da campeã do mundo Alemanha, mas o fato de não ter sido capaz de “quebrar o enguiço” e fazer com que “La Tri” ultrapassasse as oitavas acabou por ser sentenciar seu destino e pôr fim a um ciclo de três anos à frente da seleção mexicana. Para trás ficaram uma chegada nas quartas da Copa América 2016, as semis da Copa das Confederações 2017 e, claro está, essa participação na Copa do Mundo 2018 que culminou nas oitavas.

Assim que abandonou o time azteca, soaram ecos provenientes de “terras do tio Sam” em relação à possibilidade de vir a orientar a equipe estadounidense. No Brasil se falou na possibilidade de retornar a São Paulo mas para orientar o Santos, mas o que é certo é que nenhuma dessas possibilidades se concretizou. Osorio foi ainda apontado à liderança da seleção da Coreia do Sul. Esta segunda-feira (3), Juan Carlos Osorio foi formalmente apresentado como novo seleccionador do Paraguai.

No curto comunicado que se pode ler no site oficial da Federação Paraguai de Futebol, essa entidade cita que Juan Carlos Osorio se encarregará de guiar os time na Copa América 2019, prova que se vai realizar no Brasil, e nas eliminatórias de apuramento para a Copa do Mundo 2022 que será realizada no Qatar. Vale lembrar que a seleção do Paraguai não marcou presença nas últimas duas edições da Copa do Mundo (2014, 2018), sendo que o principal desafio do técnico corresponderá a devolver a “albirroja” à fase final de uma competição dessa mesma envergadura.

No seu curriculum, Juan Carlos Osorio, treinador que se formou em Inglaterra, tem passagens por São Paulo, Atlético Nacional, Puebla, Once Caldas, New York Red Bulls, Chicago Fire e Millonarios.

Boas apostas!